Se 2023 foi um ano desafiante para o ecossistema mundial de startups, 2024 continua a seguir a mesma tendência. Com a incerteza económica, gerada pelo período pandémico, com os conflitos internacionais, com a subida da inflação e a consequente subidas das taxas de juro, a ambiente não foi propício, no ano passado, a novos investimentos de risco. E este início do ano também não indicia as melhores perspetivas para 2024.
Segundo a base de dados da multinacional GlobalData, as startups norte-americanas recolheram, entre janeiro e abril deste ano, um valor de 34,2 mil milhões de dólares (cerca de 31,5 milhões de euros) de financiamento de capital de risco. Este valor representa uma quebra de 28,7% face ao mesmo período do ano passado.
Entre os investimentos realizados destacam-se o financiamento de mil milhões de dólares (cerca de 923 milhões de euros) à Xaira Therapeutics, e os 700 milhões de dólares (646 milhões de euros) canalizados para a Wonder.
Porém, se olharmos para os dados relativos ao número de negócios, esta quebra foi muito superior, tendo atingido os 47,7%, para um total de 1.597 operações de financiamento. No entanto, foram anunciados um total de 2.922 negócios neste mesmo período, que representam 47,9 mil milhões de dólares (cerca de 44,2 mil milhões de euros) de financiamento, boa parte dos quais não se concretizaram.
Para Aurojyoti Bose, analista principal da GlobalData “A volatilidade dos mercados parece ter tido impacto na confiança dos investidores de capital de risco nos Estados Unidos. Porém, apesar da quebra, os Estados Unidos continuam a liderar o cenário mundial do capital de risco, quer em número de negócios, quer em valor”.
Estados Unidos continuam com a maior quota mundial
Os Estados Unidos da América registam, no período em análise, uma quota mundial de 28% no número de negócios de venture capital e uma quota de 45,2% por valor alocado ao mercado mundial das startups.
O mesmo analista da multinacional avança que “Apesar da volatilidade sentida, o mercado norte-americano mostra que a sua atratividade continua forte entre os investidores de capital de risco, sendo que mais de metade destes fechou os negócios anunciados”.
Entre os investimentos realizados destacam-se o financiamento de mil milhões de dólares (cerca de 923 milhões de euros) à Xaira Therapeutics, os 700 milhões de dólares (646 milhões de euros) da Wonder e a ronda de 675 milhões de dólares (cerca de 623 milhões de euros) da Figura AI. Também a Nexamp recolheu uma boa parcela de investimento, que atingiu os 520 milhões (cerca de 479 milhões de euros) e a Mirador Therapeutics angariou 400 milhões de dólares (cerca de 369 milhões de euros).