O Natal e o Ano Novo são épocas festivas muito exigentes em termos de gastos. Depois das prendas de Natal, em que muitas famílias gastam quase todo o seu orçamento disponível, seguem-se as celebrações da passagem de ano, em que também aqui, muitos fazem gastos excessivos.
Segundo o site ComparaJá é precisamente nesta altura que devem ser feitos balanços, se traçam metas e se devem estabelecer mudanças que possam contribuir para um futuro financeiro mais saudável. E avança quatro práticas essenciais para dar as boas-vindas a 2024, num misto de diversão e poupança.
Conheça a seguir quais são as quatro estratégias:
1 – Avaliação financeira
Antes de entrar com o pé direito no novo ano que se avizinha, deverá realizar uma avaliação abrangente das suas finanças em 2023. Analisar os gastos, receitas, dívidas e investimentos, e identificar áreas onde é possível reduzir despesas desnecessárias e estabelecer metas realistas de poupança.
2 – Evitar compras supérfluas
Nesta época de réveillon é comum comprar roupa de festa que só usa uma vez. Ou seja, a decisão de gastar dinheiro em roupa de festa deve ser repensada, para que tenha consciência de que esse gasto é mesmo necessário. Pondere reutilizar peças que já tem no armário, customizá-las, ou então fazer comprar no mercado de segunda mão. É bom para a carteira e para o meio ambiente.
3 – Considere opções de entretenimento mais económicas ou gratuitas
Para se divertir na noite de réveillon não necessita gastar muito dinheiro. O ComparaJá refere que as agendas culturais apresentam várias sugestões de espetáculos e atividades gratuitas que são boas opções e evita assim entrar em grandes despesas. É uma questão de procurar algumas sugestões como estas: Os Xutos e Pontapés dão concerto gratuito no Casino de Lisboa, e na Torre vasco da Gama há fogo de artificio gratuito. Os D.A.M.A vão atuar na Quarteira e na Guarda sobe ao palco Bárbara Bandeira.
4 – Numa festa de Ano Novo caseira, faça escolhas inteligentes
Se a sua opção recair em fazer uma festa de passagem de ano em casa, então aproveite, por exemplo, as sobras de Natal para criar uma ementa criativa inovadora, com frutas, por exemplo. Além de poupar, evita assim o desperdício alimentar. Além disso, os supermercados fazem promoções interessantes após o Natal e, consultando os folhetos, poderá assim encontrar alimentos e bebidas para a festa mais em conta. Também pode dividir os custos por todos os participantes.
Para o entretenimento poderão ser planeadas atividades como jogos de cartas ou de tabuleiro, ou até karaoke.