A grande final do primeiro programa internacional de start-ups lançado pela Galp no âmbito da sua plataforma de open innovation, a Upcoming Energies, tem lugar na Web Summit e vai entregar 50.000 ao projeto vencedor.
O Startup the Future desafiou o ecossistema empreendedor global a encontrar as soluções mais inovadoras e disruptivas em quatro áreas de intervenção consideradas prioritárias: impacto social; mobilidade elétrica (em parceria com BMW); gestão de energia e renováveis; operações e produção.
As melhores start-ups internacionais em cada uma das categorias passam uma semana imersiva em Lisboa. As quatro finalistas, provenientes do Brasil, Nigéria e Eslováquia, serão as estrelas do Demo Day Startup the Future, que terá lugar a 4 de novembro, o último dia da Web Summit, adianta a empresa.
Para além de serem apresentadas na Web Summit, onde farão o seu pitch, vão ter a oportunidade única de testar as suas soluções em contexto Galp. Georgious Papadimitriou, COO da Galp, vai entregar o prémio de €50.000 aos vencedores.
Por seu lado, a Galp vai ainda aproveitar a Web Summit para colocar em destaque inovações e projetos nascidos do ecossistema de inovação da empresa, que ganhou dimensão com o lançamento, há cerca de um ano, da plataforma de inovação aberta “Upcoming Energies”.
Projetos piloto de troca de baterias para automóveis elétricos e de agrivoltaico estarão entre as novidades tecnológicas apresentadas em Lisboa.
A Galp vai desenvolver um piloto AgriPV, um projeto de geração de energia fotovoltaica em simbiose com culturas agrícolas, que foi apresentado na Web Summit, esta quarta-feira. Esta tecnologia poderá ter aplicação não apenas em grandes plantações, mas também em culturas verticais nas cidades.
Esta quarta-feira, Teresa Abecasis, COO da Galp, assinou com o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, o acordo que concretiza a parceria da empresa com a recém-constituída Unicorn Factory.
Yunus Social Innovation Center
No dia de hoje, a Galp anuncia a abertura do primeiro centro de inovação social em Portugal da rede do economista Muhammad Yunus, Nobel da Paz de 2006.
Criado com o apoio da Galp e da Fundação Santander na Católica Lisbon School of Business and Economics, é mais um instrumento de inovação ao serviço de uma transição energética justa. Saskia Bruysten, CEO e co-fundadora da rede Yunus Center, vai estar no stand da Galp com Teresa Abecasis, COO da Galp, Filipe Santos, Dean da Católica-Lisbon SBE, e Inês Oom de Sousa, presidente da Fundação Santander, para abordar o seu potencial transformador.