O Conselho de Administração da Galp decidiu nomear Filipe Silva, 58 anos, administrador da empresa e Diretor Financeiro (CFO) desde 2012, para suceder a Andy Brown como Presidente do Comissão Executiva (CEO), a partir de 1 de janeiro de 2023.
Adicionalmente, o principal acionista da Galp, Amorim Energia B.V., comunicou à empresa que pretende incluir o nome de Filipe Silva na lista a submeter à consideração da próxima Assembleia Geral do Conselho de Administração para o mandato 2023-2026, avança a Galp em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Ainda de acordo com a informação à CMVM, o nome de Filipe Silva foi aprovado por unanimidade junto do Conselho de Administração.
“Filipe Silva é um executivo experiente com vasta experiência na empresa e nos mercados de energia e estou certo de que esta sucessão é a que melhor permite à Galp continuar o seu caminho de crescimento e transformação, de acordo com as orientações estratégicas definidas”, diz Paula Amorim, Presidente da Galp.
Entre 1 de janeiro de 2023 e a data da próxima AGO, e até à composição de todo o quadro executivo para o próximo mandato, pretende-se que o Filipe acumule simultaneamente o cargo de CEO e CFO.
Perfil do novo CEO
Filipe Crisóstomo Silva nasceu em Lisboa, em 4 de julho de 1964. É membro do Conselho de Administração, da Comissão Executiva e responsável pela área financeira (CFO) da Galp desde julho de 2012.
É responsável pelas seguintes áreas do centro corporativo: Finanças & M&A, Contabilidade e Fiscalidade, Planeamento & Performance, Relações com Investidores, IT & Digital, Transformation Office, Data Office, Procurement & Contratação, Gestão de Risco & Controlo Interno e Auditoria Interna
Anteriormente à Galp, Filipe Silva pertenceu aos quadros do Deutsche Bank durante doze anos e do Banco Finantia, igualmente durante doze anos.
Assim, desde 1999 e antes de ingressar na Galp, foi responsável, pelas áreas de investment banking do Deutsche Bank em Portugal, acumulando desde 2008 as funções de CEO do Deutsche Bank em Portugal.
Filipe Silva é licenciado em Economia e Gestão Financeira e possui mestrado em Gestão Financeira, ambas pela Catholic University of America, Washington D.C.
O gestor ocupou ainda cargos no ISPG – Instituto de Petróleo e Gás, Associação para a Investigação e Formação Avançada (como vogal da Direção) e na Fundação GALP (como vogal do Conselho de Administração).