A Galp informou os mercados esta manhã que o seu CEO, Andy Brown, comunicou ao Conselho de Administração que irá terminar o seu mandato em 31 de dezembro de 2022, “após ter cumprido com êxito a missão a que se comprometeu”, de acordo com um comunicado.
A companhia afirma que anunciará a nova liderança executiva antes do final do ano.
“Aceitei com grande honra o convite para completar o mandato 2019-2022 com o objetivo de preparar a empresa para um futuro de sucesso em tempos de grandes desafios para o setor. Durante meu tempo como CEO, dediquei-me a cumprir o nosso propósito, de regenerar o futuro juntos, transformando a Galp numa empresa mais aberta, dinâmica e rentável, adaptando-se para as energias mais limpas do futuro. Um caminho só possível com o extraordinário trabalho realizado pelas pessoas talentosas da Galp e o apoio do Conselho de Administração” destaca Andy Brown, CEO da Galp, ele que foi capa da FORBES Portugal em abril último e que definiu a aposta da empresa no hidrogénio.
Paula Amorim, Presidente do Conselho de Administração da Galp, manifesta em comunicado a sua “gratidão a Andy Brown pela liderança” da empresa, “a coesão inspiradora e o excelente trabalho realizado na reestruturação da empresa para crescer e transformar seu portfólio para liderar a transição energética, facilitando a execução futura da estratégia da Galp definida pelo Conselho de Administração”.
Trajeto de Andy Brown
Andy Brown era CEO da Galp desde fevereiro de 2021, substituindo Carlos Gomes da Silva que tinha liderado a petrolífera durante seis anos.
O britânico trabalhu 35 anos na holandesa Shell, onde ocupou várias funções de gestão, tornando-se em 2021 membro da sua Comissão Executiva.
O gestor em 2012 recebeu o título honorífico de OBE (Ordem do Império Britânico) em 2012 pelo trabalho em prol das relações entre o Reino Unido e o Qatar.
Após o seu percurso na Shell, de onde saiu em 2019, Andy assumiu funções de vice-presidente na SBM, de consultor sénior na McKinsey, consultor na JMJ e consultor na ZeroAvia, uma start-up empenmhada no desenvolvimento de células de combustível para a aviação.