O BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável escolheu Filipa Pantaleão como a nova secretária-geral, substituindo João Wengorovius Meneses, que exerceu o cargo entre 2018 e 2023.
Filipa Pantaleão, que conta com um percurso nas áreas dos resíduos e da energia, é licenciada em Engenharia do Ambiente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, possui um MBA pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa.
Até ao final do ano passado foi responsável pela área técnica da EGF – Environment Global Facilities (do universo da Mota-Engil), com vista à melhoria da qualidade ambiental das empresas do Grupo, sendo que dedicou a sua carreira, nacional e internacional, aos setores da água, logística, energia e resíduos.
Citada em comunicado, a nova secretária-geral do BCSD Portugal realça que, neste cargo, terá “a oportunidade de pôr a minha experiência ao serviço de causas às quais tenho vindo a dedicar-me ao longo do tempo. O ESG pode e deve ser incluído e considerado na gestão, como um fator de competitividade e diferenciação que apoiará as empresas na sua jornada para o sucesso e para uma sociedade e economia mais justas, saudáveis e sustentáveis”.
Filipa Pantaleão é mãe de duas filhas e é uma das três fundadoras do movimento cívico Women in ESG, sendo que “encontrou na área do ESG o seu propósito, desejando contribuir para um futuro melhor através da promoção da igualdade e da inclusão e da desmistificação dos temas ESG, uma realidade cada vez mais presente na sociedade e nas empresas a nível global”, pode ler-se no comunicado.
O presidente do BCSD Portugal, António Pires de Lima, destaca que “a nova secretária-geral integra a equipa do BCSD Portugal, após um processo de recrutamento competitivo, numa fase de crescimento de associados e em que o ESG assume um papel cada vez mais determinante para as empresas em Portugal”. De acordo com António Pires de Lima, “nesta fase de mudança, de crescimento e de evolução, acreditamos que o perfil e as competências da Filipa Pantaleão são as mais adequadas para que o BCSD Portugal possa cumprir o seu propósito, enquanto agente de realização da Agenda para a Sustentabilidade junto das empresas”.
O BCSD Portugal conta com mais de 170 empresas de diferentes dimensões, desde as que integram o índice bolsista PSI20 a outras de menor dimensão. O volume de vendas dos associados representa cerca de 10% do PIB nacional.