A FLOA, filial do grupo BNP Paribas vocacionada no mercado francês para pagamentos fracionados, anuncia a chegada a Portugal. No âmbito do lançamento, a empresa estabeleceu uma parceria com o KuantoKusta, plataforma de comparação de preços líder em Portugal, que tem uma média de 5 milhões de visitantes mensais. Deste modo, a FLOA tem como objetivo crescer no mercado europeu, com a missão de se tornar líder no mercado de Buy Now Pay Later (BNPL) até 2025.
Para gerir a entrada e expansão em Portugal, a FLOA nomeou Alexandre Carrera Lejeune como Country Manager. Com 20 anos de experiência em organizações como a L’Oréal e o grupo BPCE, e diplomado da HEC Paris, Alexandre Carrera Lejeune é especialista em marketing, transformação digital e desenvolvimento de negócios internacionais e é agora responsável pela construção de uma equipa de profissionais nacionais para apoiar os planos de expansão ambição da FLOA em Portugal.
Alexandre Carrera Lejeune, Country Manager da FLOA em Portugal, refere que “os consumidores portugueses estão cada vez mais à procura de soluções inovadoras que lhes permitam gerir o orçamento”. Segundo este responsável este é um tipo de “procura correspondida pela FLOA”, que procura “apoiar os consumidores nacionais com serviços que permitem ajudar na gestão de imprevistos, valorizando um maior equilíbrio financeiro com segurança.”
Neil Pein, Diretor de novos negócios digitais da FLOA, acrescenta que “a FLOA combina a agilidade de uma fintech com a força financeira da rede bancária líder na Europa, uma união valiosa ao serviço de uma forte ambição: tornar-se a referência no mercado de BNPL (“buy now, pay later”) europeu, até 2025”.
Portugal é visto como um mercado estratégico para o desenvolvimento dos pagamentos fracionados na Europa.
Ao encargo de Alexandre Carrera Lejeune, a FLOA estabeleceu uma parceria com o marketplace KuantoKusta, numa iniciativa que disponibiliza aos utilizadores desta plataforma as soluções de pagamento da FLOA, diferidas e fracionadas, numa gama diversificada de produtos.
Ao estabelecer parcerias com esta e com outras entidades locais, a FLOA pretende integrar o panorama dinâmico de métodos de pagamento em Portugal, onde os consumidores procuram novas ferramentas de gestão orçamental, que lhes ofereçam segurança.
“Através da rápida integração e acessibilidade das suas soluções, a FLOA permite que os portugueses possam privilegiar a estabilidade financeira, sem abdicar do consumo, enquanto se preparam para a eventualidade de uma despesa inesperada, como acontece em 74% dos utilizadores da FLOA”, anuncia a empresa.
O investimento na FLOA em Portugal, o 3º país com maior utilização de métodos de pagamento fracionado da Europa, surge num mercado onde uma grande proporção de consumidores continua a realizar compras em pontos de venda físicos. Neste sentido, para a expansão da FLOA, o mercado português é estratégico para o desenvolvimento do comércio eletrónico e de novas opções de pagamento.
Paulo Pimenta, CEO do KuantoKusta, afirma que “realizar compras fracionadas, sem qualquer taxa, era uma forte expectativa dos nossos clientes e temos o prazer de a satisfazer através de uma parceria com a referência no mercado dos pagamentos fracionados. Durante a nossa colaboração sentimos que, através de uma experiência única em pagamento, aceitação e jornada do cliente, a FLOA garante um alto nível de segurança em todas as transações”.
Em mais cinco países
Além de Portugal, a FLOA está presente em cinco países e apresenta-se como uma solução 100% digital e segura que pode ser implementada em qualquer canal, como um website, loja ou via telefone, aponta a empresa. Facilitar o pagamento através da FLOA não requer a criação de uma conta ou prova de identidade, apenas o cartão bancário Visa ou Mastercard. “Depois, em apenas 200 milissegundos, a FLOA verifica a identidade e a solvabilidade de um consumidor antes de conceder o financiamento, com uma solução que assegura um alto nível de segurança em todas as transações”, explica em comunicado a FLOA.
Do lado do comerciante, a FLOA oferece uma integração para o e-commerce que é ra´pida, segundo a empresa, e sem requisitos de incorporação no software da caixa registadora dos pontos de venda físicos. “Para conceder o pagamento, a FLOA baseia-se em pontuações adaptadas às especificidades de diferentes setores, tais como o retalho, viagens ou telecomunicações, o que oferece uma gestão fiável de risco, tanto para o comerciante como para o consumidor”, conclui.