Filha de Bill Gates lança start-up de moda com Inteligência Artificial

A filha de Bill e Melinda Gates, Phoebe Gates confirma o velho ditado “filho de peixe sabe nadar” e que o espírito empreendedor corre no sangue da família. Aos 22 anos, a filha mais nova do cofundador da Microsoft lançou a Phia, uma start-up que une moda e inteligência artificial, em parceria com a colega…
ebenhack/AP
Phoebe Gates e Sophia Kianni, a sua colega da Universidade de Stanford, desenvolveram uma plataforma, a Phia, que compara preços de produtos em mais de 40 mil sites com a ajuda da inteligência artificial.
Forbes Women

A filha de Bill e Melinda Gates, Phoebe Gates confirma o velho ditado “filho de peixe sabe nadar” e que o espírito empreendedor corre no sangue da família. Aos 22 anos, a filha mais nova do cofundador da Microsoft lançou a Phia, uma start-up que une moda e inteligência artificial, em parceria com a colega da Universidade de Stanford Sophia Kianni.

A dupla recém-formada conheceu-se na faculdade, onde dividiu o quarto na residência universitária e decidiu empreender. Juntas, desenvolveram o que foi apelidado de “Google Flights da moda”: uma extensão de navegador e aplicação móvel que usa Inteligência Artificial para comparar preços de produtos em mais de 40 mil sites (incluindo opções de segunda mão), ajudando os utilizadores a encontrar as melhores ofertas disponíveis.

A ferramenta, ainda em fase inicial, também tem uma funcionalidade denominada “Devo comprar isto?”, que avalia os preços ao analisar o histórico dos produtos.

Ainda assim a Phia estreou em 21º lugar na App Store menos de 48 horas depois do lançamento, com mais de 100 mil downloads. Juntas, Phoebe e Sophia somam mais de 1,5 milhão de seguidores e mais de 100 milhões de impressões nas redes sociais, tornando-se rapidamente os novos rostos do empreendedorismo da geração Z.

Os desafios de captar investimentos

Numa entrevista ao videocast de Alex Cooper, Call Her Daddy, a dupla revelou o maior desafio enfrentado como mulheres no mundo dos negócios: os filhos (que elas nem têm). Segundo as empresárias, os potenciais investidores questionaram o que aconteceria com a empresa quando elas engravidassem. “Um dia liguei para a minha mãe a chorar por causa disso e ela disse-me: ‘Levante-se ou saia do jogo’”, relembrou Phoebe Gates, citando o conselho da mãe, Melinda Gates.

Segundo as últimas estimativas da Forbes, Bill Gates tem um património de 117,4 mil milhões de dólares, o que o coloca como a 13ª pessoa mais rica do mundo. Já Melinda French Gates tem uma fortuna estimada em 30,8 mil milhões de dólares, o que a coloca na 62ª posição na lista. O casal divorciou-se em 2021 e foram copresidentes da Fundação Gates até 2024, quando Melinda deixou o cargo.

Numa entrevista ao podcast Figuring Out With Raj Shamani, Bill Gates admitiu que os três filhos herdarão menos de 1% da sua fortuna. “Não é uma dinastia, não estou a pedir que eles administrem a Microsoft. Quero dar a eles a oportunidade de conquistar os seus próprios ganhos e sucesso”, sublinhou o cofundador da Microsoft.

Por isso, em vez de investir no negócio, o bilionário apoiou Phoebe Gates, sobretudo, com conselhos sobre empreendedorismo. Segundo a empreendedora, este foi o mais importante que já recebeu de Bill Gates: “É sobre contratar pessoas que se sabe que são mais inteligentes do que tu nas suas áreas. Isso inclui ter uma excelente sócia em quem confiar e engenheiros que vão saber mais do que tu naquilo que fazem”.

 

Com Forbes Internacional

Mais Artigos