A fileira casa portuguesa é constituída por mais de 7500 empresas, que representam cerca de 61 mil postos de trabalho e um volume de negócios de 3,3 mil milhões de euros.
Os diversos setores que a integram são responsáveis por perto de 4,5% do total de exportações da economia nacional.
Para tentar potenciar este cluster, a APIMA (Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins) e a AICEP decidiram realizar uma operação de charme, com vista à divulgação das marcas e produtos portugueses junto dos profissionais italianos, mas igualmente dos milhares de prescritores, agentes e decoradores que visitam a cidade de Milão durante esta semana.
Assim, depois da edição francesa da “Maison & Objet” de março de 2022 com 90 empresas nacionais presentes, a fileira casa portuguesa vira agulhas para Itália, na Tortona Design Week, com a exposição “Made in Portugal naturally at Tortona Design Week”, entre os dias 6 e 11 de junho.
Neste evento, estarão presentes alguns dos melhores e mais inovadores produtos portugueses para o design e decoração de interiores, cujas empresas procuram oportunidades de negócio.
Mais de 40 empresas de diversas indústrias
Localizada na Via Tortona, a mostra portuguesa incluirá peças de mais de 40 empresas das diversas indústrias da fileira casa, como o mobiliário, colchoaria, têxteis-lar, cutelaria, cerâmica, iluminação e tapeçaria. Em conjunto, constroem um espaço que simula os ambientes de uma sala de estar e jantar, em conjunto com zona de bar.
A curadoria da exposição é da responsabilidade do designer luso-francês Christophe de Sousa. Um dos materiais mais tradicionais da indústria nacional, a cortiça merece lugar de destaque nesta mostra.
Coordenada por Toni Grilo, um designer reconhecido no seio da indústria do mobiliário nacional, uma das áreas desta exposição é inteiramente dedicada a produtos sustentáveis compostos por cortiça.
A exposição “Made in Portugal naturally at Tortona Design Week” ocorre de 6 a 11 de junho.
Visando a promoção da economia circular, bem como do conhecimento e know-how dos artesãos portugueses, esta zona constitui um dos grandes pontos de atração do espaço Made in Portugal naturally.
Expectativas em alta
“Não poderíamos ter recebido melhor feedback sobre a ação realizada em 2021, tanto dos visitantes como das marcas presentes. Este ano, com a retoma das viagens internacionais e eventos empresariais, as nossas expectativas são ainda maiores. Prevemos receber mais de 5000 profissionais e promover as nossas marcas nos nossos mercados tradicionais de exportação, mas também em mercados emergentes de grande potencial”, afirma Joaquim Carneiro, Presidente da APIMA.