Portugal desceu para o 23.º lugar no ranking feminino da FIFA, depois de sair do Europeu de futebol com apenas um empate e duas derrotas nos três jogos da fase de grupos da competição.
Na classificação divulgada pelo organismo que tutela o futebol mundial, a seleção feminina portuguesa viu-se ultrapassada pela Finlândia (22.ª), que subiu quatro lugares após terminar o Europeu da Suíça com uma vitória, um empate e uma derrota.
O ranking passou a ser liderado pela campeã mundial Espanha, que ultrapassou os Estados Unidos, e apesar de ‘La Roja’ ter sido batida na final do Europeu pela Inglaterra (1-1, 3-1 nas grandes penalidades). A Espanha recuperou, assim, a liderança do Ranking Mundial Feminino da FIFA/Coca-Cola, ultrapassando os Estados Unidos, depois de terminar como vice-campeã europeia no UEFA Euro Feminina de 2025.
Ranking Mundial Feminino da FIFA/Coca-Cola foi atualizado após o UEFA Euro Feminino e a Copa América Feminina de 2025.
As inglesas, que revalidaram o título europeu, o terceiro conquistado pela selecionadora Sarina Wiegmann, dois com as ‘leoas’ e um com os Países Baixos, subiram da quinta para a quarta posição na hierarquia do futebol feminino mundial.
A França foi a seleção que mais subiu dentro do top 10, subindo quatro posições, ocupando agora a sexta. A seleção francesa venceu todas as três partidas da fase de grupos do europeu feminino, incluindo uma vitória sobre a futura campeã Inglaterra, antes de ser derrotada pela Alemanha nos penaltis nos quartos de final. A Suécia, por sua vez, subiu três posições e está em terceiro. Ela também foi derrotada nos penaltis nos quartos de final, caindo diante da Inglaterra.
O pódio é formado por Espanha, Estados Unidos e Suécia (subiu três), seguidas de Inglaterra, Alemanha (desceu duas), França (subiu quatro), Brasil (desceu três), apesar da conquista da Copa América, Japão (desceu uma), Canadá (desceu uma) e Coreia do Sul (desceu uma).
O Brasil conquistou o seu nono título da Copa América Feminina, com uma vitória final sobre a Colômbia. A seleção brasileira triunfou nos penaltis após um empate por 4 a 4 em Quito. Na fase de classificação, as duas seleções também empataram sem golos. “Por isso, apesar do triunfo continental, o Brasil caiu três posições, chegando ao sétimo lugar no ranking — uma derrota para a França antes do torneio também contribuiu para a queda”, justifica a FIFA.
O ranking da FIFA, por estar baseado em resultados e ainda que seja ponderado através de uma fórmula que procura dar relevo à importância das competições, entre outras variáveis, acaba por ter um valor relativo e permitir algumas situações de “non sense” e disso é exemplo o facto de a inexpressiva Coreia do Norte ocupar o 10º lugar, à conta de partidas disputadas com seleções muito inferiores, caso da Malásia (6-0), Palestina (10-0) e Tajiquistão (10-0).
O próximo ranking feminino da FIFA será divulgado em 11 de dezembro.
1 | Espanha |
2 | EUA |
3 | Suécia |
4 | Inglaterra |
5 | Alemanha |
6 | França |
7 | Brasil |
8 | Japão |
9 | Canadá |
10 | Coreia do Norte |
11 | Países Baixos |
12 | Itália |
13 | Noruega |
14 | Dinamarca |
15 | Austrália |
16 | China |
17 | Islândia |
18 | Colômbia |
19 | Áustria |
20 | Bélgica |
21 | Coreia do Sul |
22 | Finlândia |
23 | Portugal |
24 | Suíça |
25 | Escócia |
26 | Polónia |
27 | República da Irlanda |
28 | Rússia |
29 | México |
30 | Argentina |
com Lusa