No último dia do ano, o Banco Comercial Português, que detém indiretamente 66,69% do BIM – Banco Internacional de Moçambique (BIM), anunciou à CMVM (Comissão do Mercados de Valores Mobiliários) a entrada em vigor de um acordo de longo prazo com a Fidelidade – Companhia de Seguros para alargar a oferta de seguros no canal bancário (bancassurance) em Moçambique.
No âmbito desta parceria, já prevista no memorando de entendimento celebrado entre o BCP e o Grupo Fosun em novembro de 2016, o BIM e a Fidelidade formalizaram igualmente a alienação pelo BIM à Fidelidade de ações representativas de 70% do capital social e direitos de voto da Seguradora Internacional de Moçambique (“SIM”), mantendo o BIM aproximadamente 22% do respetivo capital social.
O BIM e a Fidelidade acordaram ainda opções de compra e de venda com vista a que a Fidelidade possa vir a adquirir ações adicionais, podendo a participação do BIM, por efeito dessas opções, reduzir-se para 9,9% do capital da SIM.
No âmbito do acordo, o BIM promoverá a distribuição de seguros da SIM através do canal bancário.
O valor recebido pelo BIM pela venda de 70% da SIM é de €46,8 milhões. Considerando este valor e dadas as participações sociais entre as diferentes instituições, a operação tem um impacto positivo nos resultados consolidados do BCP no exercício em curso, de aproximadamente €5,2 milhões e um impacto positivo no rácio consolidado de CET1 e de capital total de 7 pontos base, indica o BCP.