Fernando Campos Nunes, fundador do Grupo Visabeira, foi o homenageado com o Prémio Personalidade Forbes 2024, no encerramento da edição de 2024 do Forbes Annual Summit, que decorreu hoje, no Hotel Tivoli, em Lisboa, com o tema Reimagine Portugal.
Fernando Campos Nunes, que não conseguiu estar presente na entrega do galardão por motivos de agenda, fez-se representar pelo seu filho mais velho, Fernando Daniel Campos Nunes, administrador do grupo Visabeira. O filho do empresário recebeu o prémio das mãos de Miguel Poiares Maduro, dean da Universidade Católica e amigo da família. O galardão entregue consiste na ilustração de uma capa Forbes com o rosto do empresário, desenho que retrata ainda as suas origens a Moçambique e a Viseu. O prémio foi concebido pelo ilustrador moçambicano Rodrigues Bambo. Na entrega da distinção estiveram ainda a esposa, Ana Paula Nunes, e os filhos Francisco Nunes e João Nunes.
Fernando Daniel Nunes agradeceu, com visível orgulho, a distinção que recebeu em nome do pai, e que fez questão de partilhar com os cerca de 16 mil colaboradores este prémio. Afirmou ainda que este é a prova de que Portugal não é só Lisboa e Porto, e que é possível construir um império a partir de outras zonas do país.
Fernando Campos Nunes: de Viseu para o mundo
Fernando Campos Nunes construiu o seu património empresarial a partir de Viseu, onde estabeleceu, em 1980, a génese do seu conglomerado, o Grupo Visabeira. O que começou por ser uma empresa com oferta de serviços na área das infraestruturas para os TLP e os CTT, depressa evoluiu para uma multinacional com áreas tão diversas como as Telecomunicações, a Energia, a Indústria ou o Turismo.
Nascido a 26 de outubro de 1956, em Lisboa, passou a sua infância e adolescência em Moçambique, tendo concluído a Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica na África do Sul. Regressou a Portugal na década de 70 e uma vez instalado em Viseu, cidade na qual ainda mantem a sede, iniciou a sua atividade nas infraestruturas para telecomunicações. Rapidamente deixou as fronteiras regionais para se alargar a todo o país, e, em 1990, inicia a sua internacionalização para Moçambique, seguindo-se Angola, França, Brasil e tantas outras geografias.
Casado com Ana Paula Nunes e com três filhos, o empresário já está a preparar a segunda geração para os negócios familiares. Fernando Daniel, engenheiro de formação, é administrador do Grupo Visabeira. Francisco Nunes é licenciado em Gestão e João Nunes em Economia.
O Grupo Visabeira tem mantido um crescimento anual superior a 20% nos últimos cinco anos, superando atualmente a fasquia dos 2 mil milhões de euros de volume de negócios. Com presença direta em 18 países, comercializa os seus produtos e serviços para mais de 134 nações e emprega cerca de 16 mil colaboradores. Portugal representa 20% das suas receitas, a Europa 50%, os Estados Unidos 25% e África 5%.
Na área industrial, o grupo é dono de empresas emblemáticas como a Vista Alegre Atlantis e a Bordallo Pinheiro, e nas telecomunicações o grupo é dono da TV Cabo Angola e da TV Cabo Moçambique. Já no turismo opera com a marca de hotéis Montebelo, em Portugal, e Girassol, em Moçambique, país onde também explora o Parque Nacional da Gorongosa.
Casado com Ana Paula Nunes e com três filhos, já está a preparar a segunda geração para os negócios familiares. Fernando Daniel, engenheiro de formação, é administrador do Grupo Visabeira. Francisco Nunes é licenciado em Gestão e João Nunes em Economia.