Mário Almeida, administrador da Fercopor, faz o balanço destes anos e fala de tendências no setor do imobiliário de luxo.
A Fercopor começou em Vila do Conde, e só recentemente rumou a sul. Porquê esta aposta em Lisboa e no Algarve?
São dois mercados altamente qualificados para o segmento imobiliário (em particular, para o de luxo), o que redobrava a nossa intenção de integrá-los, procurando alcançar novos públicos, quer a nível nacional quer internacional. Isto, claro está, além das localizações diferenciadoras. Lisboa, por um lado, enquanto destino global e cosmopolita; o Algarve, pela sua ímpar envolvente natural.
Que tipo de casas é mais procurado para uma compra?
No segmento de luxo, o comprador procura mais do que um imóvel; pretende um espaço que se adapte ao seu estilo de vida. Há características que são imutáveis, são verdadeiros essenciais para este mercado: qualidade arquitetónica, de materiais e de acabamentos; privacidade e exclusividade.
Desde a pandemia, os compradores procuram propriedades que integrem espaços exteriores generosos – varandas, terraços e jardins privativos – e que assegurem a proximidade de áreas verdes.
Já nos espaços interiores, há procura por áreas amplas, mas também flexíveis, como as salas integradas e cozinhas abertas que se ajustam tanto a momentos de convívio quanto à necessidade de trabalho remoto. Tem-se acentuado a procura pela integração tecnológica, com soluções de automação que personalizem e otimizem o ambiente.
Por último, a sustentabilidade e eficiência energética entraram nos critérios indispensáveis para muitos compradores.
Quais são as tipologias mais procuradas?
Os T2 e T3, por serem tipologias mais flexíveis, recolhem uma forte aceitação no mercado.
Conselhos para quem vai comprar casa
> Para quem vai comprar a primeira casa:
Acessos e serviços, como a proximidade de bons acessos viários e a escolas, estabelecimentos comerciais ou serviços de saúde;
Habitações unifamiliares vs. condomínios: Optar por um condomínio com bons serviços e áreas comuns é, sem dúvida, uma aposta no conforto, segurança e qualidade de vida familiar;
Áreas: Interiores e exteriores versáteis e amplos são essenciais e um fator de grande ponderação para quem procura a primeira casa.
> Para quem vai mudar para uma segunda casa:
Valorização: Equacionar que fatores valorizam a segunda habitação em relação à primeira: áreas maiores, melhor integração de tecnologia e sustentabilidade, melhores áreas comuns ou localização.
> Para quem vai comprar uma casa para a reforma:
Praticidade: Esta fase da vida deve implicar uma casa que reforce o conforto e a praticidade da vivência habitacional. A mobilidade deve ser, por isso, prioritária.
Como é o perfil de comprador de imóveis da Fercopor?
Apesar de termos sentido um aumento considerável da procura internacional, sobretudo com a entrada no mercado do Algarve, a maioria dos compradores dos empreendimentos da Fercopor é de origem portuguesa. Entre os nossos compradores, a procura divide-se entre aqueles que desejam habitação própria e que valorizam as mais-valias que apresentamos ao mercado (diferenciação da arquitetura, áreas amplas, bons acabamentos, ótimas localizações, entre outros) e os investidores, que veem no imobiliário de luxo uma oportunidade segura e com potencial de valorização constante.
Quais as 3 principais tendências do imobiliário para 2025?
Sustentabilidade e tecnologia integrada, localizações de excelência com qualidade de vida e espaços versáteis e pensados para o bem-estar.
Quais são as grandes novidades pensadas pela Fercopor para 2025?
Os últimos anos têm sido de grande crescimento para a Fercopor, em diversos sentidos: maior abrangência territorial, maior número de projetos e grande crescimento da equipa. As expetativas para 2025 são, por isso, elevadas, já que queremos manter um crescimento sólido e consistente no mercado.
Estamos a entregar ao mercado produtos imobiliários de elevada qualidade e a sua conclusão reforça o nosso posicionamento e confiança perante compradores, investidores e potenciais compradores de futuros projetos.
Além disso, em 2025, vamos reforçar a nossa presença nos mercados onde a Fercopor já está estabelecida com o início de comercialização de três projetos que seguem a nossa premissa base: localizações ímpares, arquitetura, construção e acabamentos de referência.