Os vinhos de 14 produtores do Alentejo estão disponíveis numa solução online promovida pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), com o objetivo de apoiar as empresas e promover o aumento das vendas nacionais em tempo de pandemia da Covid-19.
Trata-se da Feira Digital dos Vinhos do Alentejo que arrancou a 16 de novembro deste ano e vai até maio de 2021, fruto de uma parceria entre a CVRA, a plataforma de shopping online Dott e os CTT.
Em exclusivo à FORBES, Tiago Caravana, diretor de marketing dos vinhos do Alentejo, revela que para a criação da feira digital foi aplicado um investimento orçado em 10 mil euros. “A execução do projeto digital custa à CVRA 10 mil euros, aos quais devemos acrescentar o investimento que será feito em promoção nas redes sociais e com uma campanha de publicidade online intitulada ‘O Alentejo à sua porta’”, precisa.
De acordo com o responsável, nesta fase inicial, a feira digital já conta com 14 produtores presentes, nomeadamente a Adega de Borba, Casa Clara, Adega de Vidigueira, Elite Vinhos, Casa de Santa Vitória, Lusovini, Monte da Lua, Monte da Penha, Vinhos Pousio, A Ocasião Faz o Copo (Esporão e Herdade dos Grous), Vinhos Folha do Meio e Alto da Capela, Gerações da Talha, Herdade Paço do Conde e Monte do Álamo.
“Temos já inscritos e a fazer o processo de onboarding mais outros 15 produtores, entre os quais estão o João Barbosa, Companhia das Quintas, Torre de Palma, Medeiros, Herdade do Perdigão, Rocim, CARMIM, Altas Quintas, Cabeças do Reguengo e Casa de Sabicos”, acrescentou o diretor de marketing da CVRA, que considera ser um evento dinâmico, pelo que espera a adesão de outros produtores. A ideia, sublinhou, é tornar a Feira Digital dos Vinhos do Alentejo numa referência para quem quer comprar vinhos pela internet.
Tiago Caravana explica que, neste período de crise que o mundo atravessa, as vendas online têm crescido exponencialmente, daí encontrar a oportunidade de ajudar os produtores de vinhos que têm visto as suas vendas a decaírem. “As vendas serão feitas diretamente pelos produtores aos consumidores, através do site da Dott, pelo que a CVRA não terá intervenção na comercialização, nem faturação”, clarificou.
Durante os seis meses, os produtores vão poder vender garrafas individuais ou packs, criar campanhas exclusivas e fornecer todas as informações sobre as particularidades dos néctares da região, nomeadamente no que diz respeito ao terroir, às castas ou ao Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), uma iniciativa inédita no setor vitivinícola nacional.