Mais de 100 colaboradores podem ser contratados nos próximos três anos para trabalharem na primeira fábrica instalada em Portugal. Trata-se de um projeto da farmacêutica suíça Labatec, inaugurada hoje, em Sintra, resultado de um investimento de 15 milhões de euros.
A nova fábrica da Labatec ficará responsável pela produção de medicamentos orais para tratamento de doenças relacionadas com o sistema musculo esquelético, tais como esclerose múltipla, contraturas musculares e outras doenças musculares.
Com cerca de 4.000m2 de área, que inclui escritórios, produção, embalamento, laboratórios e armazém, a nova unidade fabril tem uma capacidade inicial de produção de 250 milhões de comprimidos, sendo possível, e de forma rápida, expandir a sua produção para os 2 mil milhões de comprimidos por ano, na sua capacidade máxima atual.
“O projeto arrancou em Janeiro de 2018, e três anos depois, após um investimento de 15 milhões de euros e a contratação de 40 colaboradores portugueses a tempo inteiro, a Labatec inicia agora, oficialmente, a produção de medicamentos em Portugal. Toda a produção de medicamentos é destinada aos mercados de exportação da Suíça, do Médio Oriente e do Norte da África”, esclarece uma nota de imprensa que a Forbes teve acesso.
O documento refere também que um dos principais objetivos da Labatec é vir a produzir para o mercado europeu e mercados de exportação, sendo que Portugal se encontra geograficamente muito bem posicionado para esse efeito.
Recorde-se que em 2008, a Labatec foi adquirida pelo Dr. Samih Darwzah (1930-2015), fundador da Hikma Pharmaceuticals PLC, uma farmacêutica global, cotada na bolsa de Londres e a operar em mais de 31 países, incluindo Portugal.
A Labatec dedica-se à produção e distribuição de medicamentos dedicados a diversas áreas, como músculos e dores, saúde da mulher, analgésicos, oftalmologia e anti TB, incluindo injetáveis e orais para uso hospitalar.