Expofranchise 2025: Portugal lidera Europa em franchising e organiza feira ibérica

A Expofranchise 2025 regressa a Lisboa nos dias 17 e 18 de outubro, no Pátio da Galé, na Praça do Comércio, para dois dias de networking, palestras e workshops dedicados a empreendedores e investidores. Organizada pela Associação Portuguesa de Franchising (APF), a feira assume-se como a principal montra do setor na Península Ibérica e chega…
ebenhack/AP
A maior feira ibérica do setor regressa a Lisboa, em outubro. A Expofranchise reunirá mais de 60 marcas, no que será uma oportunidade de empreendedores desenvolverem os seus modelos de negócio a partir de conceitos já enraízados.
Negócios

A Expofranchise 2025 regressa a Lisboa nos dias 17 e 18 de outubro, no Pátio da Galé, na Praça do Comércio, para dois dias de networking, palestras e workshops dedicados a empreendedores e investidores. Organizada pela Associação Portuguesa de Franchising (APF), a feira assume-se como a principal montra do setor na Península Ibérica e chega este ano com novidades de peso, como o lançamento de uma Masterclass imersiva, uma nova aplicação digital e o reforço da internacionalização através do Pavilhão Brasil.

Gratuita mediante inscrição, a Expofranchise 2025 pretende ser um laboratório de oportunidades: um espaço para explorar modelos de negócio, antecipar tendências e construir redes num setor que representa uma das forças mais robustas da economia portuguesa.

A realização do evento coincide com a divulgação de uma análise da APF, baseada em dados da Federação Europeia de Franchising, que coloca Portugal na liderança europeia em densidade e capilaridade de franchising. Segundo esta análise, o país apresenta 2.991 unidades por milhão de habitantes, ultrapassando mercados de referência como Alemanha (2.167), Finlândia (1.597) e Espanha (1.594). Em capilaridade, a vantagem é ainda mais expressiva, com 59,2 unidades por cada 1.000 empresas, mais do que o dobro da Alemanha (27,6).

“Portugal lidera a Europa em termos de densidade e capilaridade do franchising, mostrando que temos um mercado maduro, dinâmico e com grande potencial para crescer ainda mais”, afirma Cristina Matos, secretária-geral da APF.

“Portugal lidera a Europa em termos de densidade e capilaridade do franchising”, diz Cristina Matos, da Associação Portuguesa de Franchising.

A APF destaca, de resto, o peso para a economia dos negócios de franchising, referindo que, no seu total, têm um um volume de negócios de 22,2 mil milhões de euros – cerca de 8% do PIB – e são responsáveis por 137.578 postos de trabalho diretos (3% do emprego nacional).

Ainda segundo a APF, o setor português demonstra elevada atratividade internacional, oferecendo oportunidades de expansão a marcas estrangeiras e novos horizontes a empreendedores locais. O Pavilhão Brasil que estará na Expofranchise, fruto da parceria entre APF, ABF e ApexBrasil, ilustra este movimento, trazendo oito marcas brasileiras para contacto direto com o mercado português.

Na edição de 2025, para além da Masterclass, será entregue o Selo de Excelência APF, que distingue as marcas com melhores práticas de gestão e maior satisfação dos franchisados. Outro destaque será o lançamento da Women Global Franchise (WGF) em Portugal, comunidade internacional dedicada ao apoio a mulheres empreendedoras.

 

Mais Artigos