O desejo de realizar viagens que fiquem na nossa memória tem redefinido as ofertas da hotelaria de luxo. A resposta são experiências ultrapersonalizadas, aliadas ao serviço de excelência.
Hoje, o luxo na hotelaria vai mais além do serviço prestado e encontra-se também nas memórias que é capaz de proporcionar. Os novos consumidores deste segmento procuram mais do que um atendimento de excelência. Há também o desejo de viver momentos ímpares, incomuns e memoráveis. Os especialistas resumem, muitas vezes, as necessidades e os desejos do cliente de luxo ao prazer aliado à experiência.
Em Portugal, podemos dizer que assistimos a um crescimento da hotelaria de luxo, sobretudo nos 30 anos, com o surgimento de várias unidades hoteleiras que se posicionam como hotéis de luxo e que propõem experiências únicas, em localizações privilegiadas, com instalações e serviços que tornam sonhos concretizáveis para os seus clientes, cada vez mais diversificados e exigentes. Os clientes de luxo também são diferentes e já não se limitam aos reis e às elites da sociedade, como em tempos de outrora. Este é um mercado em evidente expansão e que se tem tornado cada vez mais relevante na economia global.
O icónico Ritz Four Seasons Hotel Lisboa
Foi há mais 60 anos que surgiu o imponente e incontornável Hotel Ritz, na cidade de Lisboa, hoje designado de Ritz Four Seasons Hotel Lisboa, o primeiro hotel de luxo a surgir em Portugal. «Quando o hotel abriu em novembro de 1959, o jornal O Século noticiava: “Opulento de grandeza, o Hotel Ritz”, e, três anos depois, o Hotel Ritz era a capa da revista Life num artigo sobre os novos hotéis de luxo no mundo. Foi António de Oliveira Salazar que, em 1953, contactou o empresário Manuel Queiroz Pereira com o objetivo de dotar Lisboa de um grande hotel de luxo, que estivesse entre os «melhores do mundo», recorda o atual diretor geral do Ritz Four Seasons Hotel Lisboa, Guilherme Costa. O hotel, na altura, Hotel Ritz Lisboa foi, então, projetado «com uma arquitetura elegante e sofisticada, refletindo um estilo luxuoso e alinhado com os padrões internacionais dos hotéis de alto nível».
A inauguração foi um evento significativo na época e contribuiu para elevar os padrões da hospitalidade na cidade. «O país vibrou, as grandes lojas de alta costura encheram-se, jóias há muito esquecidas foram retiradas dos seus estojos. Mais de uma centena de estrangeiros chegaram dos mais variados países para essa noite de festa. Uma ceia memorável, concebida por Pierre Gachet, foi servida com os pratos mais sofisticados. As baixelas vindas de Paris brilharam em uníssono com os cristais desenhados especialmente para o hotel num décor memorável», pode ler-se no livro Ritz – quatro décadas de Lisboa, editado para assinalar os 40 anos desta unidade hoteleira, hoje uma referência na cidade, mas também em todo o mundo.
Alta gastronomia e roteiros personalizados marcam a diferença
Desde 1997 que o Hotel Ritz passou a ser gerido pela renomada marca internacional de hotéis de luxo Four Seasons Hotels and Resorts. «Esta parceria trouxe uma gestão globalmente reconhecida e consolidou ainda mais a reputação do Hotel Ritz», afirma Guilherme Costa. Os serviços diferenciados são uma aposta da marca, que, ano após ano, continua a expandir as suas áreas de atuação, de forma de chegar a novos clientes e mercados», refere Diana Castello Branco, regional director of PR & communications da Four Seasons Hotels & Resorts.
A alta gastronomia
A alta gastronomia é uma das fortes apostas da companhia Four Seasons e um fator muito importante para os clientes da marca. «Os restaurantes e os bares são uma porta de entrada para o mundo Four Seasons. Muitos clientes conhecem-nos primeiro pelos restaurantes», explica a diretora de comunicação dos hotéis e resorts do grupo, na Europa e no Médio Oriente. As contínuas distinções são uma prova do valor desta área para o grupo. Em 2023, a marca Four Seasons manteve, mais uma vez, a posição de liderança, com o maior número de estrelas Michelinentre as marcas de hospitalidade de luxo, com 32 estrelas distribuídas entre 25 restaurantes, em 19 hotéis e resort, em todo o mundo. Entre eles, está também o recente restaurante CURA, do Ritz Four Seasons Hotel Lisboa, comandado pelo chef Pedro Pena Bastos. «É um reconhecimento do talento e da dedicação dos nossos chefs e equipas que proporcionam experiências gastronómicas absolutamente inovadoras e memoráveis», refere Diana Castello Branco. «No ano de 2022, mais de 20 milhões de pessoas visitaram os bares e os restaurantes do grupo. Esta é uma área que continuará em destaque na estratégia de crescimento para os próximos anos», antecipa a responsável.
Os itinerários ‘Private Jet’
Os roteiros ‘Private Jet Experience’ é outro serviço diferenciador que podemos encontrar nos hotéis do grupo Four Seasons, nomeadamente no Ritz Four Seasons Hotel Lisboa. «São desenvolvidos para celebrar a cultura de cada destino com experiências personalizadas e autênticas», revela Diana Castello Branco. Ancient Explorer, Timeless Encounters e International Intrigue são os novos itinerários do Four Seasons Jet que poderá já reservar para 2024.
«Continuamos a inovar os nossos itinerários e programação, tanto a bordo como em terra, com base nas necessidades e desejos dos hóspedes», revela a responsável. Segundo Diana Castello Branco, atualmente, «há um forte desejo por viagens altamente personalizadas que realizem uma série de sonhos, sejam eles celebrar momentos especiais da vida, entregar-se a paixões gastronómicas e culturais, ou concretizar uma combinação de tudo isso, e os hotéis e resorts Four Seasons são a base perfeita em cada destino».
No Ritz Four Seasons Hotel Lisboa, destacam-se como serviços inovadores e exclusivos o Chá da Tarde, lançado em parceria com a Guerlain, «um sucesso de vendas que regressará já em 2024», e os novos tratamentos que estão sempre a introduzir no Ritz Spa, «com marcas inovadoras e parcerias com outros hotéis da Four Seasons que trazem terapeutas de Bali, México e Tailândia, dando assim a oportunidade aos seus membros e clientes de conhecerem tratamentos de terras mais longínquas». Para os clientes que valorizam experiências mais exclusivas, existe ainda o membership exclusivo, o RITZ59, que «para além de acesso ao Fitness Centre, também dá acesso a um leque de iniciativas e eventos privados e exclusivos do hotel», exemplifica.
O Ritz e a sua inédita coleção de arte
O Ritz Four Seasons Hotel Lisboa será sempre um local que vale a pena visitar, pela sua grandiosidade, pela sua beleza intemporal, mas também pela sua coleção inédita de arte moderna que é composta por mais de 60 obras. Os Centauros de Almada Negreiros, a coluna de Querubim Lapa, as tapeçarias Noite e Dia, de Pedro Leitão, no Salão Nobre do Hotel, as Sete Colinas de Sarah Afonso e as peças de Lagoa Henriques são algumas das que mais se destacam, fazendo do Ritz uma “montra” de artistas portugueses.
Atualmente, o Ritz continua a ter um papel ativo na promoção da cultura e das artes, colaborando com jovens artistas, e aliando a arte à mais recente tecnologia. Esculturas, pinturas, tapeçarias e obras de arte decorativa são as presenças mais fortes e estão refletidas numa aplicação para iPhone e iPad que descreve as obras e as respetivas localizações no hotel, servindo de guia, «à semelhança do que acontece em alguns museus», destaca Diana Castello Branco.
Nova piscina inovadora é uma das novidades imperdíveis
Recentemente, o Ritz Four Seasons Hotel Lisboa embarcou em vários novos projetos. É a prova de que não parou no tempo, apesar dos seus mais de 60 anos de história. «Os quartos e as suites do hotel foram renovados pelo atelier de arquitetura português ‘OITOEMPONTO’ e equipados com a última tecnologia. A nova e inovadora piscina exterior, virada a sul, aquecida e com música subaquática, veio criar o ambiente de um verdadeiro “resort citadino”. Com a autoria do atelier de arquitetura ‘OPENBOOK’, esta nova área exterior, que faz lembrar um autêntico oásis no meio da cidade, foi projetado para aproveitar ao máximo a ligação com o Parque Eduardo VII, para que os hóspedes que se encontram na piscina ou a tomar uma bebida no bar se sintam envolvidos pela vegetação do parque e, assim, sejam transportados para fora do ambiente urbano da cidade.
Outra das mais recentes novidades é o restaurante CURA, inaugurado em 2021 e liderado pelo chef Pedro Pena Bastos, que recebeu a sua primeira estrela Michelin, com apenas um ano de abertura. Com a sua fachada e entrada na Rua Rodrigo da Fonseca, o CURA é simultaneamente do hotel e da cidade, com uma decoração fortemente inspirada nos anos 50, altura da inauguração do hotel, num projeto do arquiteto português Miguel Câncio Martins.
P&R
Guilherme Costa
Diretor Geral do Ritz Four Seasons Hotel Lisboa
«Ajustamos a nossa oferta de acordo com as tendências culturais e as mudanças nos estilos de vida, oferecendo, por exemplo, experiências mais personalizadas…»
O Ritz Four Seasons Hotel Lisboa foi o primeiro hotel de luxo a surgir em Lisboa. O que trouxe de inovador?
O Hotel Ritz Lisboa foi projetado com uma arquitetura elegante e sofisticada, refletindo um estilo luxuoso que estava alinhado com os padrões internacionais dos hotéis de alto nível. O hotel trouxe, naquela época, um serviço de alta qualidade, proporcionando aos hóspedes uma experiência personalizada e um atendimento de “primeira classe”, oferecendo serviços como concierge, serviço de quarto e outros mimos que eram incomuns em hotéis da época. A sua localização estratégica em Lisboa contribuiu para a atração de visitantes que procuravam uma experiência exclusiva, e o hotel tornou-se um local de referência para eventos sociais e de negócios, proporcionando um espaço elegante para reuniões, conferências e celebrações.
De que forma o Ritz Four Seasons Hotel Lisboa se foi adaptando à evolução do mercado da hotelaria de luxo?
Passamos por vários processos de renovação para manter as nossas instalações atualizadas, incorporando designs contemporâneos e tecnologias modernas. Ampliamos a nossa oferta de serviços exclusivos, com a abertura do nosso Spa, em 2000, e do nosso Fitness Center, em 2005, e com novas experiências gastronómicas exclusivas, nomeadamente, com a abertura do novo restaurante CURA, galardoado com uma Estrela do Guia Michelin, com a construção de uma piscina exterior, aquecida, e a oferta de outros programas personalizados para hóspedes. Implementámos práticas sustentáveis e iniciativas de responsabilidade social, procurando minimizar o impacto ambiental e contribuindo para a comunidade local. Ajustamos também a nossa oferta de acordo com as tendências culturais e as mudanças nos estilos de vida dos hóspedes, oferecendo, por exemplo, experiências mais personalizadas e autênticas.
«A atenção ao serviço e o compromisso com a excelência são pontos fortes, bem como, a obsessão pelo detalhe e a incansável procura pela melhoria contínua.»
Que características procuraram preservar ao longo destes 60 anos de história?
As características preservadas ao longo do tempo incluem a nossa cultura e as nossas pessoas, a excelência no serviço, a atenção aos detalhes, a qualidade das acomodações e a procura incessante pela satisfação total do cliente. A manutenção da reputação do Ritz Four Seasons Hotel Lisboa como um destino de luxo é crucial para a longevidade e para o sucesso contínuo do nosso hotel.Este hotel é um compromisso entre a modernidade e a tradição.
O que representa hoje o Ritz Four Seasons Hotel Lisboa na hotelaria de luxo?
O Ritz é o Ritz. Conhecido pela sua longa história e tradição, o Ritz Four Seasons Lisboa atrai hóspedes que valorizam a autenticidade e a experiência única de um hotel com uma história rica. A atenção ao serviço e o compromisso com a excelência são pontos fortes, bem como, a obsessão pelo detalhe e a incansável procura pela melhoria contínua. A constante evolução da nossa oferta e os nossos espaços continuarão a estar sempre “um passo à frente” da nossa concorrência. A nossa cultura e as nossas pessoas e equipas são a alma deste gigantesco monumento de arte, em pleno coração lisboeta.
Diana Castello Branco
Regional Director of PR & Communications at Four Seasons Hotels and Resorts
«Os serviços diferenciados são também uma excelente forma de chegar a novos clientes e mercados onde a companhia não tem uma presença.»
Como se posiciona a marca Four Seasons na hotelaria de luxo?
A empresa com sede no Canadá transformou nos últimos 60 anos a indústria hoteleira, combinando o atendimento ultra personalizado e genuíno com um compromisso inabalável com a excelência. A Four Seasons redefiniu o luxo para o viajante moderno e continua a apostar num serviço excepcional, mantendo o seu ritmo de desenvolvimento com novos projetos em mercados-chave e solidificando o seu lugar no futuro da hotelaria de luxo. A marca de hotéis de luxo comemorou, em 2023, oito anos de liderança contínua dos prémios “Forbes Travel Guide” com um total de 73 prémios “Cinco Estrelas”, no seu portfólio global de hotéis, resorts, restaurantes e spas, o maior número conquistado por qualquer empresa de hospitalidade. Em Portugal, o Hotel Ritz e o Ritz Spa são os únicos espaços distinguidos com 5 estrelas pela Forbes Travel Guide, o que significa que são considerados uma propriedade fora do comum, icónica, com um serviço praticamente impecável e instalações incríveis.
«A Four Seasons comemorou oito anos de liderança contínua dos prémios ‘Forbes Travel Guide’, com um total de 73 prémios ‘Cinco Estrelas’, o maior número conquistado por qualquer empresa de hospitalidade.»
Qual é a importância de oferecer serviços mais exclusivos na hotelaria de luxo?
Os serviços diferenciados são também uma excelente forma de chegar a novos clientes e mercados onde a companhia não tem uma presença. A Four Seasons continua a expandir as suas áreas de atuação, respondendo às necessidades dos seus clientes, sejam eles famílias, casais, “millennials” ou geração “Z”, dos EUA, Brasil, França ou Abu Dhabi. Estamos sempre a ouvir o feedback dos nossos clientes. Temos muitas oportunidades de interação “cara a cara”, antes e depois de cada estadia, e o feedback é muito positivo, com alguns hóspedes a repetirem a experiência até seis vezes.
De que forma o Ritz Four Seasons Hotel Lisboa continua a distinguir-se dos outros hotéis?
O Ritz há de ser sempre o Ritz. Não há outro hotel igual em Portugal.
Foi inaugurado, em 1959, com um projeto emblemático do arquiteto Moderno Pardal Monteiro, decidido por vontade de Salazar, para um país que, no pós-guerra, se queria modernizar e abrir ao turismo. Atualmente, o Ritz Four Seasons Lisboa traz clientes dos “quatro cantos do mundo” que voltam ano após ano. Também tem sido palco de diversos eventos de prestígio, recebendo líderes mundiais, celebridades e personalidades influentes ao longo dos anos e a presença destas figuras também tem contribuido para a sua reputação exclusiva. O Ritz também é um hotel dos lisboetas. Hoje temos clientes que visitaram o hotel, pela primeira vez, com os avós, e com os pais, e que agora trazem os filhos e os netos. O hotel é um ícone da cidade, mas não deixa de ser familiar e acolhedor. Muitos clientes sentem que é a sua “segunda casa”.
Este conteúdo patrocinado foi produzido com a colaboração do Ritz Four Seasons Hotel Lisboa.