Entre ontem e hoje Portugal é palco de dois concertos no Estádio da Luz da cantora norte-americana, Taylor Swift que tem vindo a conquistar fãs, conhecidos como os swifties, pelo mundo inteiro e cujo valor financeiro tem vindo a crescer a olhos vistos. Um valor financeiro que já atribuiu à cantora de 34 anos um lugar na lista exclusiva de bilionários da Forbes em abril.
Em entrevista à FORBES Portugal a professora norte-americana, Linda Bloss-Baum, detalha em exclusivo como se pode aferir o potencial impacto do furacão Swift na economia portuguesa que pode ir desde o aumento das viagens ou reservas nos hotéis em Portugal.
Linda Bloss-Baum é diretora assistente do Programa de Negócios e Entretenimento da Kogod School of Business da American University e antiga executiva da SoundExchange. Ao longo da carreira, adquiriu conhecimentos sobre os desafios enfrentados pelos criadores de conteúdos, o que lhe permitiu obter uma compreensão profunda do valor das contribuições artísticas, tanto a nível económico como cultural.
Que impacto já se podia sentir na economia ainda antes da Eras Tour ter lugar em Portugal?
Portugal já estava a ver o impacto dos fãs que se deslocam ao país para os espetáculos deste fim de semana. Embora o impacto económico de cada evento dependa de múltiplos fatores, um multiplicador comummente utilizado é que 100 dólares [cerca de 92,13 euros] gastos em atuações ao vivo geram cerca de 300 dólares [276,40 euros] em outras despesas, incluindo gastos com hotéis, alimentação e transporte. Isto não inclui os valores que os fãs estão a gastar em moda para assistir aos concertos. O portador médio de bilhetes da Taylor Swift gasta aproximadamente US$ 1.250 [cerca de 1.151,65 euros] para assistir ao concerto. Com tantos visitantes americanos e internacionais a viajar para Portugal esta semana, as cidades e empresas vizinhas estão certamente a registar um aumento nas receitas, graças a Taylor.
Com a realização dos dois concertos, quais são as expectativas de ganhos via este evento na economia portuguesa?
Se compararmos Portugal com Paris, as tarifas médias dos quartos de hotel vão aumentar cerca de 36% em relação ao mesmo período do ano passado. Durante a US Eras Tour de Taylor no ano passado, os gastos em restaurantes num raio de quatro quilómetros do estádio dos concertos tiveram um aumento de 68% por dia.
Qual a avaliação sobre o modelo de bilhética e preços estabelecidos?
Taylor Swift realmente fez tudo o que pôde como proprietária de uma empresa e artista para ajudar a acabar com alguns dos problemas de bilheteria e fraudes internacionalmente. Ela configurou a compra de ingressos para ser justa para todos com inscrições antecipadas, etc. Os preços dos bilhetes para os concertos da Taylor em toda a Europa são normalmente muito mais baixos (aproximadamente 87% menos) do que eram nos EUA no verão passado (e para os próximos shows nos EUA/Canadá no outono). Assim, poderá ver muitos visitantes dos EUA a viajar para a Europa neste verão para aproveitar essas passagens mais baratas, ao mesmo tempo em que aproveitam um pouco de férias na Europa. Os americanos compraram aproximadamente 20% dos ingressos para os concertos da Taylor em Paris no início deste mês.
E Portugal poderá então sair beneficiado…
Portugal, em particular, tem sido um destino muito procurado pelos americanos nos últimos anos. A sua proximidade com o Ocidente, bem como a sua acessibilidade, trouxeram um recorde de 2,3 milhões de visitantes dos EUA a Portugal em 2023. Com a ajuda de Taylor Swift, esse número irá certamente aumentar em 2024.
Que comparação pode fazer entre o Tour em Portugal e os outros países onde a cantora já atuou?
Tal como em outras cidades que Taylor visitou, Portugal repensou a sua própria cultura e como esta se pode adaptar ao fim de semana de concertos. O site Portugal.com elaborou o seu próprio guia “Welcome to Portugal, Taylor Swift’s Version”. Cidades de todo o mundo mudaram de nome, ou seja, Pittsburgh tornou-se “Swiftsburgh” no verão passado. O facto de Travis Kelce [o jogador de futebol americano dos Kansas City Chiefs namorado da cantora] se encontrar com ela em Portugal vai trazer ainda mais emoção. Ele não pôde assistir aos concertos em todas as cidades devido à sua agenda na NFL, mas comparecerá em Portugal.
Como se explica esta procura histórica por parte dos espectadores?
Taylor Swift fala para esta jovem geração de fãs. Ela valida as suas emoções e os faz sentir sãos. Os meus alunos da American University e os meus dois filhos relatam que se sentem positivamente eufóricos enquanto estão nos concertos. Eles estão ansiosos para repetir a experiência que tiveram nos espetáculos dela nos Estados Unidos no verão passado. Na verdade, muitos estão a investir o seu dinheiro em viagens à Europa para repetir a experiência neste verão.
Nesta fase, Taylor Swift já pode ser considerada uma revolução no cenário musical? Como pode ser demonstrado o impacto da cantora na sociedade?
Taylor Swift é uma revolução absoluta na cena musical, agora… e para sempre nos livros de história. Ao longo dos seus mais de 18 anos de carreira até agora, ela quebrou todos os recordes nas tabelas, levando a um sucesso económico sem precedentes. Falando do meu ponto de vista, aqui em Washington, DC, Taylor tem sido uma das principais defensoras de maiores direitos para os artistas em geral. Ela enfrentou editoras discográficas e os serviços de distribuição digital e abriu caminho para uma maior consciencialização sobre a propriedade e o valor criativo. A sua forte influência económica e política impulsionou não só as economias internacionais, mas também a cultura internacional. Indústrias como a moda, alimentação, decoração e desportos adotaram todas as influências de Taylor. Nos EUA, até a Liga Nacional de Futebol viu aumentos de audiência de 6% por parte dos homens e de 9% por parte das mulheres.
É possível avaliar o valor da marca Taylor Swift? Em que áreas ela investe para garantir o aumento do seu valor financeiro?
É difícil avaliar o valor da marca Taylor Swift. Por exemplo, as aparições de Taylor Swift nos jogos da NFL contribuíram para o aumento de 331 milhões de dólares no valor da marca da Liga. Ela foi a pessoa do ano da TIME em 2023, com o seu valor pessoal de 1,1 mil milhões de dólares. Ela é a artista feminina com maior faturação de todos os tempos. Ela tem um portfólio imobiliário de 150 milhões de dólares. Swift também firmou parcerias com grandes marcas como Coca-Cola, CoverGirl, Keds, AT&T, Target e Sony Electronics.