O gestor Carlos Gomes da Silva, que deixou a Galp em fevereiro deste ano, aceitou o desafio do empresário Manuel Couto Alves para integrar as fileiras do grupo de construção e de energia, sedeado em Guimarães. De acordo com fontes contatadas pela FORBES, o ex-CEO da Galp deverá assumir a gestão do Family Office do grupo liderado por Manuel Couto Alves que está presente em mais de dez países em setores estratégicos da economia internacional com investimentos na área das energias limpas e smart cities.
Carlos Gomes da Silva,54 anos, conta com cerca de 30 anos de experiência em diferentes indústrias, especialmente no sector da energia. Entrou na Galp/Petrogal no início da década de 1990, desempenhando diversas funções de gestão, liderando as áreas de operações de refinação, logística e trading, de planeamento e controlo e de estratégia.
A partir de 2001, e durante seis anos, desempenhou funções na indústria das bebidas (na Unicer, empresa do grupo Carlsberg) como responsável de M&A e estratégia de negócio, e posteriormente, como administrador executivo. No seu regresso à indústria do petróleo e gás, foi designado como membro do Conselho de Administração da Galp em 2007, tendo desempenhado diversas funções como administrador executivo, nomeadamente nas áreas de distribuição e comercialização de produtos petrolíferos, gás natural e eletricidade, trading de crude e gás natural e responsável por diversas áreas corporativas (compras, marketing, recursos humanos, jurídicos, governo societário e compliance).
Carlos Gomes da Silva nasceu no Porto e é licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e obteve o seu MBA na ESADE/IEP (Barcelona)