O Bank Leumi, o maior banco de Israel, escolheu Portugal para criar o seu primeiro centro tecnológico fora do seu país de origem.
A empresa tecnológica portuguesa HCCM Consulting, fundada em 1995 e que em julho de 2021 foi adquirida em 90% pelo também grupo israelita Aman com quem o Bank Leumi tem uma parceria, será a sede deste centro de inovação.
Este será o primeiro centro de inovação que o Banco Leumi terá fora de Israel.
Esta divisão de inovação em Portugal irá trabalhar em articulação com o departamento responsável pelas soluções tecnológicas do Banco Leumi situado em Israel (e que conta com 2100 colaboradores), segundo uma filosofia de “dois locais-uma equipa”.
Nesse sentido, a equipa portuguesa irá desenvolver soluções a serem aplicadas fundamentalmente em Israel.
Motivos para escolher Portugal
Em declarações exclusivas à FORBES, os vários responsáveis do Banco Leumi que estiveram em Lisboa abordaram os fatores que os levaram a escolher Portugal, após uma análise que considerou outros destinos, incluindo do leste da Europa.
Algumas dessas variáveis que jogaram a favor do nosso país nesta decisão foram o elevado nível educacional, a abertura a novas culturas dos portugueses e a pouca diferença do fuso horário entre Portugal e Israel (duas horas a mais em Tel Aviv), este último aspeto a permitir que as equipas, em Portugal e em Israel, trabalhem em simultâneo, quase com os mesmos horários.
“Tivemos abordagens de agências governamentais de outros países para abrir este centro de desenvolvimento de software, mas a nossa decisão recaiu em Portugal, porque já somos parceiros do Grupo Aman em Israel e consideramos Portugal uma localização estratégica e com vantagens competitivas, entre as quais destacamos, qualidade dos recursos de IT, similaridade cultural e de fuso horário, segurança e estabilidade”, salienta Nurit Ergaz Shavit, responsável do programa de renovação de retalho.
Com esta aposta, o Banco Leumi pretende recrutar em Portugal 70 developers em diferentes tecnologias, este ano, sendo a perspetiva de crescimento, podendo a equipa vir a ser constituída por uma centena de elementos.
“Esta oportunidade de criar um Nearshore Center em Portugal para o Banco Leumi, surgiu a partir do nosso novo acionista, o Grupo Aman. Ambicionamos contratar uma equipa de 70 consultores com diversos perfis, nas áreas de IT e Core-Banking, até ao final de 2022”, declara Rui Pereira da Silva, CEO da HCCM.
“Procuramos recursos fluentes em inglês para reforçar as equipas de DevOps, Java Developers, React Native, Cobol, .NET, UX/UI, Appian, Calypso Business Analyst e Robotic Process Automation (RPA)”, salientam os responsáveis deste pólo de inovação.
A gestão do projeto será feita pela HCCM em conjunto com o Banco Leumi.
“Nós estamos a procurar os melhores recursos, devidamente formadas e que possam enfrentar, conjuntamente com o Banco Leumi, os novos desafios tecnológicos”, salienta Zeev Elroy, chefe do departamento de desenvolvimento do Leumi Bank.
“O nosso objetivo em contratar fora do nosso pais é expandir a nossas fontes de recrutamento, aumentando a diversidade com novas formas inovadoras de trabalho”, enfatiza, por seu lado, Aya Amir, diretora de Recursos Humanos do Banco Leumi.
“Com esta iniciativa, a HCCM fortalece a sua capacidade de investimento e consequentemente pode contratar mais talento e assim responder, cada vez melhor, aos desafios dos nossos clientes, trazendo mais inovação e qualidade”, acrescenta Rui Pereira da Silva.
Win-win situation
“Penso que este projeto é uma Win-Win situation (bom para o Banco Leumi e para as equipas da HCCM) porque os recursos que vamos trazer para os projetos irão ter acesso a novas metodologias de trabalho, novas ferramentas na área de cybersecurity e a possibilidade de trabalhar com muitas empresas start-up com quem o Banco já trabalha”, indica Avi Polak, responsácel pelo departamento de produção do Banco Leumi.
Avi Polak acredita ainda que “se a experiência em Portugal for bem-sucedida, como pretendemos que seja, poderá abrir a porta a novos investimentos de outras empresas internacionais” sedeadas em Israel.
HCCM Consulting
A HCCM Consulting, empresa de consultoria de TI sedeada em Lisboa, trabalha diferentes áreas, incluindo os setores da banca, seguros, serviços públicos, energia, retalho, telecomunicações e indústria, tanto a nível nacional como internacional, tem como linhas de negócios as áreas de Enterprise Applications – SAP; Professional Services & Nearshoring; Development – OutSystems & Microsoft.
Grupo Aman
Já o Grupo Aman é constituído por mais de 2.500 colaboradores e vê Portugal como um país, onde pode trabalhar a sua oferta de produtos e serviços na indústria de TI, nomeadamente a área de cibersegurança.
Em novembro de 2021, o Grupo Aman assinou um novo contrato com o Banco Leumi, com o objetivo de acelerar essa mesmo digitalização e a HCCM ficou responsável pela criação das equipas em regime de nearshoring, reforçando a aposta do grupo na qualidade e profissionalismo dos recursos em Portugal.
“O Grupo Aman tem experiência comprovada na área de cybersecurity e pretendemos usar essa experiência ao serviço de Portugal”, diz Rui Pereira da Silva.