José Carlos Lourenço, ex-CEO do Grupo ZAP, vai abraçar um novo desafio. Este gestor começa, a partir deste mês de janeiro a exercer a função de Associate Partner em três empresas: Baker Tilly (especialistas em auditoria e consultadoria financeira, operacional e estratégica); Kept People (especialistas em capital humano, do Executive Search ao Outsourcing, passando pela consultadoria destas áreas); e Lucena Consulting (especialista em comunicação corporativa).
De maio de 2018 a julho de 2021, José Carlos Lourenço foi o presidente do Grupo ZAP, fornecedor de televisão e serviços de internet para os mercados angolano e moçambicano.
Trajeto iniciado na Arthur Andersen
Este gestor, que começou a sua carreira profissional em 1992 na consultora Arthur Andersen, refere que “30 anos depois”, volta a ter “a sensação e o entusiasmo de voltar ao ponto de partida: apoiar as empresas e as suas equipas de gestão nos seus negócios, através da atividade de consultoria e serviços corporativos, nas suas diferentes dimensões”.
José Carlos Lourenço foi também Chief Operations Officer e membro do Conselho de Administração do Global Media Group, durante cerca de quatro anos, de 2014 a 2018. Foi ainda administrador executivo da Impresa, tendo desempenhado funções em todos os meios do grupo.
Para desempenhar as suas novas funções, José Carlos Lourenço conta com a sua experiência adquirida ao longo do seu trajeto nas mais diversas áreas de negócio (da auditoria e consultadoria à distribuição e à logística, dos media às telecomunicações), em empresas de diferentes mercados (B2B e B2C) e dimensões (grandes como médias), operando na Europa e em África.
“Ao longo desta jornada, que incluiu mais de 20 anos de desempenho de funções C-Level, acredito ter acumulado uma experiência e um saber fazer que muito me irão ajudar a ajudar os meus clientes e parceiros”, aponta José Carlos Lourenço.