Ainda que possa soar estranho, é mesmo verdade: Portugal chegou aos oitavos de final do Euro 2024 sem precisar de recorrer à calculadora. As vitórias nos dois primeiros jogos da fase de grupos foram suficientes para carimbar passagem à fase seguinte. Mesmo antes do jogo frente à Geórgia, marcado para esta quarta-feira, às 20h.
Neste momento, o destino de Portugal já se começa a desenhar, à medida que as restantes 15 seleções garantem o seu lugar. A França não conseguiu vencer o seu grupo, o que significa que se junta a Espanha, Alemanha, Portugal e Dinamarca na metade superior do grupo. A Bélgica, caso termine em segundo ou terceiro lugar no Grupo E, também pode acabar por ficar lá.
Em teoria, a metade inferior desta fase dará aos espetadores bons jogos, mas se a fase de grupos for indicativa de alguma coisa, é aqui que surgem as dúvidas. A Suíça, Itália e Inglaterra ganharam apenas um jogo cada na fase de grupos. Se a elas juntarmos os Países Baixos, provável adversário de Inglaterra, ou o terceiro classificado do Grupo E (Roménia, Bélgica, Eslováquia ou Ucrânia), serão quatro vitórias em 12 possíveis.
Ou seja, uma equipa que ganhou apenas um jogo durante a fase de grupos vai garantidamente chegar a uma meia-final. Enquanto que na primeira metade o mais provável é que as meias-finais sejam disputadas entre Espanha ou Alemanha e Portugal ou França. A sorte sorriu à Áustria, Suíça, Itália e Inglaterra, as seleções que já garantiram lugar na segunda metade dos ‘oitavos’.
Este desiquilíbrio aconteceu também no Euro 2016. Mas aí, os adeptos portugueses sabem a quem a sorte sorriu. A Itália ficou em primeiro no seu grupo e foi colocada no lado mais difícil do sorteio. Venceu a Espanha por 2-0, mas perdeu contra a Alemanha nos penáltis nos quartos de final. A Alemanha, por sua vez, perdeu para a anfitriã França nas ‘meias’. Do outro lado, Portugal, que tinha ficado em terceiro lugar no Grupo F, chegou à final ao vencer a Croácia nos oitavos de final, a Polónia nos quartos de final e o País de Gales na meia-final. Contra a França, na final, foi Portugal que se sagrou campeão da Europa.
A forma como as equipas foram distribuídas, assim como os resultados na fase de grupos, já causaram alterações nas casas de apostas. Inglaterra começou o Euro 2024 como uma das favoritas, mas depois do último jogo, que empatou por 0-0 contra a Eslovénia, todas as principais casas o Reino Unido reduziram as probabilidades de vitória para a equipa britânica. Se esta mudança se prende com os resultados até aqui, a descida nas probabilidades de uma vitória para França, Espanha, Alemanha ou Portugal aconteceu devido à possibilidade de jogarem umas contra as outras.