Um estudo desenvolvido pela Mulesoft, a principal fornecedora da plataforma de API e integração em todo o mundo, revela que 70% das iniciativas de automação são travadas por questões de segurança e silos de dados, isto quando as empresas procuram por cada vez mais a automação para melhorarem a eficiência e a produtividade.
Este estudo surge com o lançamento do mais recente IT and Business Alignment Barometer, que, como refere o próprio nome, é uma tecnologia de medição de TI e alinhamento de empresas nos mais variados ramos de atividade.
Por outro lado, o estudo também revela oportunidades para as empresas superarem estes desafios para uma inovação mais rápida. Aliás, os peritos da Mulesoft concluíram que as equipas de TI e de negócios, quando juntas no trabalho, podem diminuir ou até mesmo eliminar os silos da organização, reduzindo significativamente o tempo de desenvolvimento de novas soluções.
O research mostra ainda que quase nove em cada 10 (87%) empresas dizem que o alinhamento entre as equipas de TI e de negócios melhorou nos últimos 12 meses, levando a uma série de benefícios, incluindo uma melhor colaboração (64%), eficiência operacional (58%) e melhor experiência do cliente (54%).
“O alinhamento entre equipas de TI e de negócios não é apenas um nice to have – mas é essencial para atender à urgência dos imperativos digitais de hoje”, explica Brent Hayward, CEO da MuleSoft.
O executivo da maior fornecedora da plataforma API do globo, considera ainda que “entregar inovação com rapidez requer ativos reutilizáveis e seguros para que a empresa possa auto-servir-se para lançar rapidamente novas experiências digitais, produtos e serviços”.
Hayward não tem dúvida de que a chave para o sucesso futuro das empresas passará obrigatoriamente pela forma como as equipas de TI e de negócios impulsionam as iniciativas de automação e capacitam as equipas para conectarem dados e aplicações de forma segura e sem atrito.
Com base em um estudo global feito a 2.400 profissionais líderes de equipas de TI (ITDMs) e líderes de equipas de negócios (BDMs), o IT and Business Alignment Barometer também destaca as prioridades e os desafios das empresas nos próximos 12 meses, nomeadamente o imperativo digital, que, segundo o estudo, aumenta a adoção da automação.