Por um breve momento neste verão, Cristiano Ronaldo parecia estar prestes a encerrar a sua ilustre carreira no futebol. O contrato do craque de 40 anos estava a expirar no Al Nassr, clube da Liga Profissional Saudita ao qual ele se juntou em 2023, e ele acabara de levar Portugal à vitória no torneio da Liga das Nações da UEFA, oferecendo-lhe a oportunidade de pendurar as chuteiras em grande estilo. Mas Ronaldo rapidamente dissipou as especulações sobre a reforma e renovou com o Al Nassr por mais dois anos. “Acho que ainda estou a fazer coisas boas; estou a ajudar o meu clube e a seleção nacional”, disse em outubro. “Por que não continuar?”
A Forbes estima que Ronaldo ganhará 230 milhões de dólares (197,2 milhões de euros) do Al Nassr durante a temporada 2025-26, uma quantia que se acredita incluir incentivos financeiros de acordos comerciais facilitados pelo seu clube, além do seu salário como jogador.
Se somarmos os 50 milhões de dólares (42,9 milhões de euros) que ele receberá fora do campo de parceiros como Nike, Binance e Herbalife, o futebolista deve arrecadar 280 milhões de dólares (240,1 milhões de euros) em ganhos totais no próximo ano, antes de impostos e comissões de agentes.
Este valor surpreendente, que está praticamente em linha com a projeção da Forbes para Ronaldo para a temporada 2024-25, coloca-o no primeiro lugar entre os jogadores de futebol mais bem pagos do mundo pela sexta vez na última década. Na verdade, entre todos os atletas que a Forbes acompanha desde 1990, apenas um superou esse número num único ano enquanto estava em atividade no seu desporto: o pugilista Floyd Mayweather, que arrecadou cerca de 300 milhões de dólares (257,2 milhões de euros) nos 12 meses encerrados em junho de 2015 e 285 milhões (244,4 milhões de euros) três anos depois.
O total altíssimo de Ronaldo também coloca uma boa distância entre CR7 e seu rival de longa data Lionel Messi, do Inter Miami, que ocupa o segundo lugar entre os mais bem pagos do futebol, com um rendimento total projetado de 130 milhões de dólares (111,5 milhões de euros).
Juntos, os dez jogadores de futebol mais bem pagos do mundo devem ganhar cerca de 945 milhões de dólares (810,3 milhões de euros) durante a temporada 2025-26, com o limite para serem incluídos na lista a subir para 43 milhões de dólares (36,9 milhões de euros) do sensacional “adolescente” Lamine Yamal, do Barcelona, acima dos 39 milhões de dólares (33,4 milhões de euros) de Kevin De Bruyne, do Manchester City, na temporada passada.
No entanto, os dez primeiros colocados tiveram uma queda coletiva de quase 4% em relação a 2024-25, em grande parte porque Neymar, terceiro colocado na lista do ano passado e um dos jogadores de futebol mais bem pagos de todos os tempos, saiu do ranking. Na última temporada, o astro brasileiro estava prestes a receber 110 milhões de dólares (94,3 milhões de euros), incluindo 80 milhões (68,6 milhões de euros) do seu contrato com o clube Al Hilal, da Liga Profissional Saudita. No entanto, Neymar e a equipa concordaram em rescindir o contrato em janeiro, e ele voltou para o Santos, clube da sua infância no Brasil, numa mudança que exigiu um corte salarial significativo. Mesmo depois de assinar um novo contrato em junho que, segundo relatos, lhe dá a opção de permanecer até ao Mundial de 2026, a Forbes estima que Neymar receberá “apenas” 38 milhões de dólares (32,6 milhões de euros) em ganhos totais nesta temporada — a maior parte fora do campo.
Apesar das vagas no top 10 abertas pela ausência de Neymar e De Bruyne, que também saiu do ranking após a sua transferência para o Nápoles, e apesar de um mercado de transferências aquecido neste verão, com um gasto recorde de 4 mil milhões de dólares (3,43 mil milhões de euros) por clubes da Premier League inglesa, a lista de rendimentos deste ano é dominada por oito nomes conhecidos, nenhum dos quais mudou de clube durante o período de transferências.
Karim Benzema ocupa o terceiro lugar, com 104 milhões de dólares (89,2 milhões de euros) em ganhos totais projetados, enquanto cumpre o último ano do seu contrato com o Al Ittihad, na Arábia Saudita, e Kylian Mbappé, do Real Madrid (95 milhões de dólares / 81,5 milhões de euros), aparece em quarto lugar.
Completando os cinco primeiros lugares está Erling Haaland, que assinou uma extensão de contrato de nove anos e meio com o Manchester City em janeiro, após uma temporada dominante, com 22 golos em 31 jogos da Premier League. O seu novo contrato eleva o seu salário estimado e os bónus esperados para 60 milhões de dólares (51,4 milhões de euros) em 2025-26, além do seu rendimento fora de campo de 20 milhões (17,1 milhões de euros).
Vinicius Jr. regressa à lista em sexto lugar, com ganhos totais esperados de 60 milhões de dólares (51,4 milhões de euros), mas o avançado de 25 anos, que foi o jogador mais jovem no ranking do ano passado, já não pode reivindicar essa distinção. O seu companheiro de equipa no Real Madrid, Jude Bellingham, em 9.º lugar este ano com uma estimativa de 44 milhões de dólares (37,7 milhões de euros), tem apenas 22 anos, mas mesmo ele é mais velho do que Yamal, do Barcelona, o primeiro jogador de 18 anos a entrar no top 10 na história de 22 anos da lista de futebol da Forbes.
Esses dois recém-chegados dão à La Liga espanhola a vantagem de ser a liga mais bem representada no ranking, com quatro jogadores qualificados para a lista. A Saudi Pro League vem em seguida, com três jogadores — Ronaldo, Benzema e Sadio Mané, do Al Nassr (n.º 8, 54 milhões de dólares / 46,3 milhões de euros) — e a Premier League tem dois, entre Haaland e Mohamed Salah, do Liverpool (n.º 7, 55 milhões de dólares / 47,2 milhões de euros). Messi continua a ser o único representante da MLS.
Mais importante ainda, a chegada de Bellingham e Yamal sinaliza que um movimento jovem está em andamento no futebol global. Cinco dos dez futebolistas mais bem pagos têm 29 anos ou menos — a maior percentagem do ranking desde 2020 — e a idade média da lista caiu para pouco menos de 30 anos, a mais baixa dos últimos cinco anos.
Ronaldo ainda pode liderar a tabela financeira, mas os jovens parecem prontos para a promoção.
OS 10 JOGADORES DE FUTEBOL MAIS BEM PAGOS DE 2025
#1. 280 milhões de dólares (240,1 milhões de euros)
Cristiano Ronaldo
Idade: 40 | Clube: Al Nassr | Nacionalidade: Portugal | Em campo: 230 milhões de dólares (197,2 milhões de euros) • Fora de campo: 50 milhões de dólares (42,9 milhões de euros)
É difícil imaginar que Ronaldo ainda tenha espaço na sua vitrina de troféus entre os seus cinco prémios Bola de Ouro, quatro títulos da Liga dos Campeões da UEFA e uma série de campeonatos nacionais em Inglaterra, Espanha e Itália. Mas aos 40 anos, o avançado “superstar” ainda tem em vista mais duas conquistas: o seu milésimo golo na carreira em todas as competições de clubes e internacionais — atualmente a apenas 52 golos de distância — e uma vitória no Mundial de 2026 na América do Norte por Portugal, que nunca ficou acima do terceiro lugar. Fora do campo, Ronaldo continua a expandir os seus negócios com a marca CR7, que incluem hotéis, academias de ginástica e relógios, e o seu canal no YouTube, UR Cristiano, agora tem cerca de 77 milhões de inscritos. Em todas as plataformas digitais, de acordo com a agência de marketing Two Circles, ele tem quase 1,04 mil milhões de seguidores — mais do que qualquer outra pessoa no planeta.
#2. 130 milhões de dólares (111,5 milhões de euros)
Lionel Messi
Idade: 38 | Clube: Inter Miami | Nacionalidade: Argentina | Em campo: 60 milhões de dólares (51,4 milhões de euros) • Fora de campo: 70 milhões de dólares (60,0 milhões de euros)
Durante grande parte do ano, não se sabia se Messi teria futuro na MLS após esta temporada, mas agora parece certo que ele voltará ao Inter Miami. Notícias divulgadas no mês passado indicavam que o avançado de 38 anos estava prestes a assinar uma extensão de contrato de vários anos com o clube do sul da Flórida, o que confirmaria a previsão feita pelo proprietário Jorge Mas no ano passado, quando disse à Forbes que estava “muito confiante” de que a sua estrela voltaria em 2026. O resto do mundo do futebol também está à espera de Messi, para ver se ele tentará bater o recorde de seis participações no Mundial no próximo verão com a sua Argentina. (O seu rival de longa data, Cristiano Ronaldo, de Portugal, pode alcançar o mesmo marco no torneio na América do Norte.) Fora do campo, Messi tem contratos de patrocínio com marcas como Adidas, Lay’s e Mastercard, e lançou uma bebida desportiva, Más+ by Messi, em 2024, aumentando o seu portfólio, que inclui a linha de hotéis MiM, criada em parceria com o Majestic Hotel Group em 2017. Este ano, Messi também se juntou à rede de restaurantes El Club de la Milanesa como parceiro global e acionista.
#3. 104 milhões de dólares (89,2 milhões de euros)
Karim Benzema
Idade: 37 | Clube: Al Ittihad | Nacionalidade: França | Em campo: 100 milhões de dólares (85,7 milhões de euros) • Fora de campo: 4 milhões de dólares (3,4 milhões de euros)
Benzema pode ter 37 anos, mas em dois jogos nesta temporada na Liga Profissional Saudita, marcou três golos, mostrando que ainda tem o toque ofensivo que exibiu no auge da carreira durante 14 temporadas no Real Madrid. No entanto, não se sabe por quanto tempo Benzema planeia permanecer no Médio Oriente. O contrato do avançado francês com o Al Ittihad expira no final desta temporada, levando alguns a especular que ele poderá regressar à Europa, tendo surgido rumores de que uma das hipóteses seria juntar-se ao seu antigo treinador José Mourinho, agora no Benfica. Embora o número de seguidores de Benzema nas redes sociais seja pequeno em comparação com Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, ele ainda tem uns impressionantes 76 milhões de seguidores no Instagram, onde divulgou os seus parceiros Adidas e Assaf Perfumes no ano passado.
#4. 95 milhões de dólares (81,5 milhões de euros)
Kylian Mbappé
Idade: 26 | Clube: Real Madrid | Nacionalidade: França | Em campo: 70 milhões de dólares (60,0 milhões de euros) • Fora de campo: 25 milhões de dólares (21,4 milhões de euros)
A busca de Mbappé pelo seu primeiro título da Liga dos Campeões terminou nos quartos de final da última época, a sua estreia pelo Real Madrid. Para piorar a situação, o avançado francês teve que assistir ao seu antigo clube, o Paris Saint-Germain, vencer o torneio. Essa não é a sua única queixa em relação ao PSG: Mbappé está a processar a equipa por 61 milhões de dólares (52,3 milhões de euros) em salários alegadamente não pagos e, noutro processo judicial que entretanto desistiu, acusou o clube de o tratar injustamente. Enquanto aguarda o resultado no tribunal, Mbappé está a construir uma carteira de investimentos que inclui uma participação de mais de 10% na empresa alemã de eletrónica Loewe e 80% de um clube de futebol francês da segunda divisão, o Stade Malherbe Caen. Este ano, o futebolista comprou a plataforma de compras de relógios de luxo Wristcheck e a equipa francesa SailGP através da sua empresa Coalition Capital.
#5. 80 milhões de dólares (68,6 milhões de euros)
Erling Haaland
Idade: 25 | Clube: Manchester City | Nacionalidade: Noruega | Em campo: 60 milhões de dólares (51,4 milhões de euros) • Fora de campo: 20 milhões de dólares (17,1 milhões de euros)
Haaland está a ter mais um início forte pelo Manchester City, marcando 12 golos em nove jogos em todas as competições nesta temporada e ganhando o prémio de Jogador do Mês da Premier League em setembro. Com 94 golos em 104 jogos na Premier League, o avançado de 25 anos também está a caminho de se tornar o jogador mais rápido a atingir 100 golos no topo da pirâmide do futebol inglês, à frente de Alan Shearer, que precisou de 124 jogos. Fora do campo, Haaland tem um lucrativo contrato de patrocínio com a Nike e trabalha com marcas no seu país natal, a Noruega, incluindo a distribuidora de frutas e vegetais Bama Gruppen e a Godfisk, uma iniciativa para promover o consumo de frutos do mar. Este ano, ele adicionou uma participação acionista na Db ao assinar uma parceria com a marca escandinava de malas, que também é apoiada pela gigante de artigos de luxo LVMH.
#6. 60 milhões de dólares (51,4 milhões de euros)
Vinicius Jr.
Idade: 25 | Clube: Real Madrid | Nacionalidade: Brasil | Em campo: 40 milhões de dólares (34,3 milhões de euros) • Fora de campo: 20 milhões de dólares (17,1 milhões de euros)
Vinicius construiu uma coleção invejável de quase uma dúzia de patrocinadores, incluindo Nike, Hugo Boss e Prada Eyewear, ao mesmo tempo que se tornou uma estrela do Real Madrid, com 110 golos e 79 assistências em 330 jogos na carreira. No ano passado foi o segundo futebolista mais votado para a Bola de Ouro, mas este ano não passou do 16º lugar. Mas, embora o avançado de 25 anos já tenha marcado ou assistido em nove golos nesta época, uma queda na sua forma fez com que o seu futuro fosse alvo de especulações. Vinicius tem contrato com o Real Madrid até 2027, mas relatos recentes sugerem que o clube espanhol pode tentar vendê-lo no próximo verão, com a Saudi Pro League a emergir como um possível destino.
#7. 55 milhões de dólares (47,2 milhões de euros)
Mohamed Salah
Idade: 33 | Clube: Liverpool | Nacionalidade: Egito | Em campo: 35 milhões de dólares (30 milhões de euros) • Fora de campo: 20 milhões de dólares (17,1 milhões de euros)
Apesar de sugerir que a temporada 2024-25 seria a sua última com o Liverpool, Salah assinou em abril um contrato de dois anos para permanecer em Anfield até 2027. O avançado egípcio teve mais um motivo para comemorar algumas semanas depois, ao conquistar o seu segundo título da Premier League com o Liverpool, o seu clube desde 2017. Nesta época, apesar de ter perdido dois jogos consecutivos no campeonato, os “Reds” estão apenas um ponto atrás do Arsenal na liderança da tabela e mais uma vez tem aspirações ao título. Salah também garantiu a sua vaga no Mundial de 2026, marcando dois golos na vitória sobre o Djibuti na semana passada, que garantiu a classificação do seu país natal em África. Será a segunda participação do Egito no torneio durante a vida de Salah, depois dele ter marcado os únicos dois golos do país numa campanha sem vitórias em 2018.
#8. 54 milhões de dólares (46,3 milhões de euros)
Sadio Mané
Idade: 33 | Clube: Al Nassr | Nacionalidade: Senegal | Em campo: 50 milhões de dólares (42,9 milhões de euros) • Fora de campo: 4 milhões de dólares (3,4 milhões de euros)
O contrato de Mané com o Al Nassr expira no final desta temporada, mas não há dúvidas de que ele deseja permanecer no Médio Oriente. Questionado sobre o seu futuro em agosto, o ala senegalês de 33 anos respondeu em árabe “inshallah”, que significa “se Deus quiser”. Entretanto, Mané e o Al Nassr estão prontos para disputar o título da Liga Profissional Saudita, depois de terem ficado em terceiro lugar em 2024-25. Depois de manter os jogadores-chave Cristiano Ronaldo e Marcelo Brozović e de contratar a estrela portuguesa em ascensão João Félix, o clube venceu os seus primeiros quatro jogos domésticos desta época. Fora do campo, Mané tem uma parceria de longa data com a New Balance.
#9. 44 milhões de dólares (37,7 milhões de euros)
Jude Bellingham
Idade: 22 | Clube: Real Madrid | Nacionalidade: Inglaterra | Em campo: 29 milhões de dólares (24,9 milhões de euros) • Fora de campo: 15 milhões de dólares (12,9 milhões de euros)
Bellingham ingressou no Real Madrid há dois anos, numa transferência que os analistas do Transfermarkt classificam como a sétima mais cara da história da modalidade, com o clube espanhol a pagar quase 140 milhões de dólares (120 milhões de euros) pelo médio inglês. A transferência rendeu dividendos imediatos, com os Los Blancos a conquistar os títulos da Liga dos Campeões e da La Liga em 2023-24. Bellingham também se destacou pela seleção inglesa e, na semana passada, foi eleito o Jogador do Ano de 2024-25, embora tenha ficado de fora da lista de convocados para as eliminatórias do Campeonato do Mundo devido ao seu tempo de jogo limitado nesta temporada, após recuperar de uma cirurgia no ombro durante o defeso. Fora dos relvados, Bellingham trabalha com marcas como a Adidas e a empresa britânica de bebidas Lucozade, além de ser um defensor da saúde mental. “É dever de pessoas como eu — e das posições em que estamos — sermos modelos a seguir”, disse na semana passada numa entrevista a propósito do Dia Mundial da Saúde Mental.
#10. 43 milhões de dólares (36,9 milhões de euros)
Lamine Yamal
Idade: 18 | Clube: Barcelona | Nacionalidade: Espanha | Em campo: 33 milhões de dólares (28,3 milhões de euros) • Fora de campo: 10 milhões de dólares (8,6 milhões de euros)
Desde que explodiu com o Barcelona em 2023, aos 15 anos, Yamal ajudou a Espanha a vencer o torneio Euro 2024 e, na última temporada, levou o Barça de volta ao topo da tabela da La Liga. O clube rapidamente recompensou-o, assinando com o jovem ala em maio um contrato que vai até 2031. Dois meses depois, o Barcelona concedeu a Yamal a icónica camisola n.º 10, usada por grandes nomes como Ronaldinho e Lionel Messi. Ele também está a começar a transformar esse impulso em oportunidades fora do campo, adicionando recentemente a Beats by Dre ao seu portfólio de patrocinadores, que já incluía a Adidas, a Konami e a Powerade, e registando a sua comemoração “304” no Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia, com vistas à venda de produtos da marca. O número “304” refere-se ao código postal do bairro de infância de Yamal, Rocafonda, em Mataró, a 30 km de Barcelona, que é uma área habitada por muitas famílias humildes de imigrantes, principalmente africanos. Ao longo do último ano, Yamal mais do que duplicou a sua audiência nas redes sociais para quase 77 milhões de seguidores, e a sua taxa de envolvimento supera em muito a de outras superestrelas do futebol. Em 97 publicações monitorizadas pela Two Circles, Yamal teve uma média de mais de 33 milhões de visualizações e interações — cinco vezes e meia o número comparável do “rei” das redes sociais do futebol, Cristiano Ronaldo.
Justin Birnbaum/Forbes Internacional