Nos últimos dois anos, devido à pandemia e à necessidade de transição digital, as empresas e negócios alteraram consideravelmente os seus processos de recrutamento, bem como o tipo de competências que procuram nos candidatos.
Mediante isso, com o mundo empresarial a adaptar-se cada vez mais ao mundo tecnológico, as empresas estão também à procura de colaboradores que se possam adaptar a este novo modelo de trabalho.
Catarina Costa, gestora de carreira da escola líder em tecnologia Ironhack, afirma que “as empresas estão cada vez mais exigentes em relação às competências dos seus candidatos, tanto em relação a soft como hard skills. Como tal, é também responsabilidade das escolas promoverem o desenvolvimento de soft skills nos alunos, de forma a prepará-los da melhor forma para o mundo do trabalho atual.”
Neste contexto, os especialistas em formação em tecnologia da Ironhack estabeleceram aquelas que, no seu entender, são as cinco competências mais procuradas em 2021 pelas empresas nos candidatos:
Motivação em aprender
A mentalidade de crescimento ou a motivação em aprender é uma das habilidades que se destaca nestes últimos tempos, refere a Ironhack. “As características que desenvolvem esta competência são a curiosidade e vontade de saber mais. A maioria das empresas preferem candidatos que tenham esta motivação e que sejam flexíveis, do que alguém que tenha todas as habilidades técnicas e não tenha curiosidade”, destaca a empresa.
Resolução de problemas
Independentemente do candidato apresentar todas as competências técnicas, algo que a Ironhack refere como sendo um fator decisivo para ser, ou não, escolhido na fase de recrutamento é “ter a resolução de problemas como característica presente no seu perfil”.
Por outras palavras: “Ser um ‘problem solver’ ou e ter a arte de ‘saber desenrascar’ é um dos atributos mais valorizados pelas empresas, sendo que as capacidades de análise e pensamento crítico estão interligadas com esta competência”, sublinham estes especialistas.
Trabalho de equipa
Não é segredo nenhum que as empresas procuram candidatos que pensem em equipa e que não sejam individualistas. Esta competência está, novamente, na lista das top skills pela sua importância no mundo do trabalho. “Saber trabalhar em equipa é fundamental para aumentar a produtividade, a eficácia e a satisfação no trabalho”, diz a Ironhack.
Boas capacidades de comunicação
As competências de comunicação são outro elemento cada vez mais valorizado pelas empresas. “A forma como se ouve, fala, partilha-se ideias, como se dá e recebe feedback, como se enfrenta o público, como se utiliza a linguagem corporal, como se lida com conflitos e se é ou não empático ou simpático são algumas das características a que os recrutadores prestam atenção”, dão conta os formadores da Ironhack que sublinham este dado, referindo que “estas aptidões são transversais a qualquer atividade e são valorizadas em qualquer área de trabalho”.
Atenção ao detalhe
“A atenção ao detalhe é uma qualidade que é altamente desejável para os recrutadores”, salienta na sua análise a Ironhack. Embora, não seja importante para todos os setores e funções, esta competência significa melhor trabalho e maior eficácia na execução das tarefas que a função exige: “Assim, os funcionários com grande atenção ao detalhe não vivem para o ‘feito é melhor do que perfeito’, sendo que tentam apresentar e executar o seu trabalho da melhor forma possível”, conclui a Ironhack.