A ministra das Finanças, Vera dos Santos Daves de Sousa, afirma à FORBES que fazer parte da lista das mulheres mais influentes de África, encerra, em si, uma grande responsabilidade que espera continuar a honrar.
“Sinto-me agradecida e honrada por ter sido considerada elegível para constar de tão prestigiante lista. Sou profundamente grata a todos quanto me têm mentorado ao longo da minha carreira e ao Titular do Poder Executivo por ter apostado em mim para tão importante pasta”, referiu Vera Daves, reagindo à FORBES.
A ministra disse acreditar “veementemente” que qualquer tipo de resultado, mérito ou reconhecimento é invariavelmente consequência de trabalho de equipa e espírito de missão.
“Considero-me, por isso, abençoada, por ter uma família que me apoia em tudo, e por ter na minha equipa pessoas de valor e com vontade genuína de deixar algo positivo para a nossa sociedade. É isso que nos move.”
De 36 anos, Vera Daves está entre as jovens da nova vaga de economistas que mais veem se destacando em Angola. Nascida em Luanda, licenciou-se em Economia pela Universidade Católica de Angola (UCAN). Deu continuidade aos estudos, consolidando os conhecimentos através de cursos e formações em âmbitos como Técnicas e Práticas Bancárias (Instituto de Formação Bancária de Portugal), Mercado de Obrigações e Instrumentos Derivados (ICAP), Liderança (OF Consultores) e Gestão do Tempo (OF Consultores).
Foi técnica de Finanças na Sonangol ESSA e directora do Gabinete de Produtos e Research do Banco Privado Atlântico, tendo, no exercício destas funções, colaborado na qualidade de comentadora económica em diversos órgãos de comunicação social, com destaque para a TPA (Programa Bom Dia Angola), Rádio Mais e Revista Rumo. Trabalhou ainda como colaboradora do Centro de Estudos e Investigação Científica da UCAN para o Núcleo do Barómetro de Conjuntura Económica, docente de Finanças Públicas e Integração Económica na Faculdade de Economia da UCAN e docente da cadeira de Mercados Financeiros no MBA Executivo, promovido pela Católica Business School Alliance. É também co-autora de um livro sobre Finanças Públicas.
Em 2012 assumiu as funções de administradora executiva da Comissão de Mercado de Capitais (CMC) e em Setembro de 2016 foi nomeada, por Decreto Presidencial, Presidente do Conselho de Administração da CMC. Antes de assumir a pasta das Finanças, em Outubro de 2019, Vera Daves desempenhou o cargo de secretária de Estado para as Finanças e Tesouro.
Numa publicação elaborada pela empresa ganense e que lista 100 personalidades femininas do continente, a governante angolana aparece na 93ª posição. Nesta segunda publicação anual sobre as mulheres mais proeminentes de África, denominada “2020 100 Most Influential African Women”, estão representadas mulheres tidas pela Avance Media como as mais poderosas, de 34 países, escolhidas a partir de várias experiências de carreira, entre elas diplomática, política, activismo, empreendedorismo, liderança empresarial e entretenimento. Vera Daves junta-se assim à Josefa Sacko, comissária para a Economia Rural e Agricultura da União Africana, a primeira angolana que figurou na publicação inaugural do ano passado.