Os Estados Unidos da América é o país do mundo onde o capital de risco (venture capital) é mais dinâmico e os números não deixam margem para dúvidas. Segundo a análise da multinacional GolobalData, nos primeiros 10 meses de 2024 o país ultrapassou a barreira dos 100 mil milhões de dólares (cerca de 96 mil milhões de euros) de financiamento, muito à frente do segundo classificado, a China, que rondava os 30 mil milhões de dólares (28,8 mil milhões de euros) de financiamentos em setembro último, conforme os dados da plataforma Dealroom.co. No final do terceiro trimestre o terceiro lugar pertencia ao Reino Unido, com cerca de 12,5 mil milhões de dólares (12 mil milhões de euros) financiados.
Os EUA representaram 29,3% do número total de negócios de capital de risco anunciados globalmente até outubro de 2024, enquanto sua participação em termos do valor de financiamento correspondente foi de 53,5%.
Até ao final de outubro, os Estados Unidos registaram 117,2 mil milhões de dólares (112,5 mil milhões de euros) em anúncios de novos negócios de financiamento de capital de risco, o que representou um crescimento de 17% face ao ano passado.
“O que torna isto ainda mais digno de nota é que o valor total do financiamento de venture capital melhorou, apesar de uma queda significativa no volume de negócios. Os EUA não só dominaram, como também ultrapassaram os seus pares por uma margem substancial. Isto pode ser atribuído às várias transações de capital de risco de grande envergadura anunciadas durante o período em análise”, comentou, em comunicado, Aurojyoti Bose, analista da GlobalData.
Liderança dos Estados Unidos é sobretudo em valor
A GlobalData revela que foram anunciados um total de 4.028 negócios de venture capital entre janeiro e outubro deste ano, o que representou uma quebra de 32,8% em comparação com o anúncio de 5.993 negócios realizados durante o mesmo período do ano anterior.
Bose acrescenta: “Embora os EUA tenham dominado o cenário global de financiamento de venture capital tanto em termos de volume quanto de valor do negócio, a liderança é mais prevalente em termos de valor.”
Os EUA representaram 29,3% do número total de negócios de capital de risco anunciados globalmente até outubro de 2024, enquanto sua participação em termos do valor de financiamento correspondente foi de 53,5%. “Isto pode ser atribuído ao salto no número de negócios de grande porte anunciados nestes 10 meses, em comparação com o mesmo período de 2023.”
O número de negócios avaliados em mais 100 milhões de dólares (cerca de 96 milhões de euros) aumentou de 176 para 245 em 2024, incluindo inclui alguns negócios de mil milhões de dólares anunciados no campo da inteligência artificial (IA), como é o caso dos 6,6 mil milhões de dólares (6,3 mil milhões de euros) levantado pela OpenAI e os 6 mil milhões de dólares (5,7 mil milhões de euros) arrecadados pela X.AI.