A rede espanhola de postos de combustíveis de baixo custo, Plenergy, continua a sua expansão no mercado nacional. A marca, fundada em 2013 – embora só tenha aberta a primeira estação em 2015 – já tem mais de 350 estações de serviço na Península Ibérica. O seu objetivo passa por deter cerca de 500 lojas até 2027.
Em Portugal, mercado no qual se lançou este ano, acaba de inaugurar o seu décimo posto, desta vez situado em Abrantes, reforçando a sua presença na região centro, no qual apenas tinha um. Além de Abrantes, companhia detém já postos na Guarda, Viana do Castelo, Cartaxo, Paços de Ferreira, Vila Nova de Gaia, Santa Maria da Feira, Trofa, Póvoa de Varzim e Matosinhos.
“Chegar às 10 estações em Portugal no primeiro ano de atividade é um marco muito importante na consolidação da Plenergy no país”, diz Tiago Preguiça, country manager.
Com um plano de investimento a rondar os 15 milhões, a empresa estimava encerrar o ano com 15 localizações nacionais. Liderada por Tiago Preguiça, a operação nacional está prestes a concluir este objetivo já que está prevista para breve a abertura de dois novos postos em Vila Nova de Gaia, onde já está presente e ainda estações em Ourém, Braga e Loures. Tiago Preguiça, country manager, refere a propósito desta nova inauguração que “Chegar às 10 estações em Portugal no primeiro ano de atividade é um marco muito importante na consolidação da Plenergy no país. A abertura da nossa primeira unidade em Abrantes reforça a confiança no modelo da marca e o compromisso de levar combustíveis de elevada qualidade, a preços acessíveis e competitivos, a um número crescente de consumidores em diferentes regiões do país.
O modelo de negócio da Plenergy
“A Plenergy é uma empresa lucrativa, apoiada por uma estratégia sólida e um ambicioso Plano de Expansão (…). A nossa missão é proporcionar aos clientes um serviço conveniente, automatizado e de alta qualidade ao melhor preço. Estamos mais confiantes do que nunca no êxito do nosso modelo de negócio”. Esta é a forma pela qual o CEO do grupo, Jose Rodríguez de Arellano apresenta o seu negócio no site institucional. E, em comunicado, a empresa refere que tem um compromisso com os consumidores, oferecendo combustíveis de alta qualidade a preços reduzidos e da forma mais conveniente. Ou seja, os postos de abastecimento da Plenergy estão acessíveis 24 horas por dia, na vertente automatizada, e durante o dia com um colaborador. A rede é abastecida pelos principais operadores petrolíferos ibéricos, o que garante a qualidade do produto, e os postos da Plenergy estarão localizados em zonas próximas dos consumidores e de áreas residenciais e com grande fluxo. Assim, pode ler-se, no comunicado, “a empresa contribui também para reduzir o impacto ambiental associado à deslocação a zonas mais distantes para abastecer a preços cerca de 10% abaixo da média nacional, respondendo assim a uma necessidade dos consumidores portugueses, com impacto direto na sua qualidade de vida”.





