Espanhol Nicolas Villar assume a liderança da Novo Nordisk em Portugal

Com a saída da gestora portuguesa Paula Barriga, que assumiu a função de general manager da Novo Nordisk em Espanha, a filial nacional ficou com o topo da liderança em aberto. Sabe-se agora que o lugar foi ocupado pelo gestor espanhol Nicolas Villar. O executivo conduzia os destinos da Orifarm, em Espanha, função que ocupou apenas…
ebenhack/AP
O executivo Nicolas Villar, que fez carreira internacional, acaba de substituir a gestora portuguesa Paula Barriga na liderança da Novo Nordisk Portugal. A executiva nacional assumiu em julho passado a mesma função na filial espanhola.
Líderes

Com a saída da gestora portuguesa Paula Barriga, que assumiu a função de general manager da Novo Nordisk em Espanha, a filial nacional ficou com o topo da liderança em aberto. Sabe-se agora que o lugar foi ocupado pelo gestor espanhol Nicolas Villar. O executivo conduzia os destinos da Orifarm, em Espanha, função que ocupou apenas durante alguns meses.

Numa publicação na rede social Linkedin, o gestor conta que deixou Espanha há cerca de 14 anos, para assumir desafios internacionais, que o conduziram a países como os Estados Unidos, a China, o Brasil, tendo trabalhado em empresas como a Amgen, a Adium, a Merck e a Roche. Nesta última farmacêutica foi diretor-geral na filial do Equador, função que ocupou durante doía anos. Regressou a Espanha para assumir a gestão da Orifarm em julho deste ano, tendo-se mantido na mesma até outubro. Inicia agora a nova função de director-geral na Novo Nordisk Portugal.

O executivo espanhol Nicolas Villar foi director-geral da Roche, no Equador, ocupou a mesma função em Espanha, na Orifarm, e assume agora a direção-geral da Novo Nordisk em Portugal. 

Licenciado em Economia e Finanças, na Universidade Complutense de Madrid, formação que completou em 2008, realizou ainda uma formação em Healthcare Administration/Managment, no ISEAD, em 2009. O MBA foi completado na Harvard Business Scholl, em 2013, ao mesmo tempo que termina um outro MBA na The Fletcher School at Tufts University, igualmente em 2023. Realizou ainda um programa de liderança na Standfor University Graduate School of Business, em 2022.

A Novo Nordisk é uma farmacêutica de origem dinamarquesa, especializada no tratamento da diabetes e da obesidade. A companhia, mais conhecida pelo medicamento Ozempic, chegou a ser a empresa mais valiosa em bolsa na Europa, em julho de 2024, ao alcançar uma capitalização bolsista de 640 mil milhões de dólares (cerca de 552 mil milhões de euros). Atualmente, depois do seu valor de mercado cair para os 220 mil milhões de dólares (cerca de 190 mil milhões de euros) está na 74ª posição das mais valiosas do mundo.

Esta semana a Novo Nordisk fez uma proposta não solicitada de 6,5 mil milhões de dólares (cerca de 5,6 mil milhões de euros) para adquirir a Metsera, startup americana especializada em obesidade, para consolidar sua posição no mercado dos medicamentos para perda de peso. Já a Pfizer tinha feito uma proposta para comprar a mesma empresa.

Mais Artigos