As empresas instaladas em Portugal continuaram em 2023 com o espírito generoso. De acordo com a sexta edição do estudo ‘Donativos: envolvimento das empresas com a comunidade’ da Informa D&B, o valor doado pelas empresas atingiu os 264 milhões de euros, sendo este o montante mais elevado desde que há registo. O mesmo estudo conclui que mais de 72 mil empresas realizaram donativos.
Em 2023, 19% das empresas fizeram donativos num valor médio de 3660 euros e mais de 90% das empresas fizeram donativos inferiores a cinco mil euros.
Com base nas contas da Informa D&B, nos últimos cinco anos, 136 mil empresas fizeram donativos, num total de 1,2 mil milhões de euros. Desde 2019, o valor anual dos donativos tem aumentado de forma consecutiva, mesmo quando decresce o número de empresas a efetuá-los, como foi o caso dos anos de 2020 e 2021, durante a pandemia.
A diretora geral da Informa D&B, Teresa Cardoso de Menezes, explica que “os donativos são uma forma importante das empresas contribuírem para a construção social; com a sua integração no regime do mecenato e, portanto, com benefícios fiscais, o Estado reconhece esta importância, encorajando os donativos, que têm crescido ano após ano”.
De acordo com o mesmo estudo, a banca e os seguros “representam muito poucas entidades, mas assumem uma fatia muito importante dos donativos, com 8% do total do valor, cerca de 21 milhões de euros, e com o donativo médio por empresa a exceder o meio milhão de euros”. As grandes empresas, apesar de representarem apenas 1% das empresas que fizeram donativos, são responsáveis por 45% do total dos donativos, refere o estudo da Informa D&B.
O retalho é o setor em destaque, já que efetuou mais donativos, quer em número de empresas, quer em valor. Neste setor, 22% das empresas efetuaram donativos em 2023, representando 30% do total. A taxa de entidades de retalho que efetuaram donativos nesse ano é de 30%.
O Norte e o Centro são as regiões com mais empresas a efetuar donativos, representando, em conjunto, mais de metade dos doadores e 42% do valor total. Lisboa reúne 15% das empresas que fizeram donativos, representando 45% dos donativos totais. Entre as empresas que fizeram donativos há maior percentagem daquelas com um Score ESG mais elevado, o indicador da Informa D&B que avalia o desempenho ambiental, social e de governance das empresas.