A empresa de origem canadiana LaserPerformance, especializada na produção de pequenas embarcações de competição à vela, apresentou o seu primeiro barco produzido integralmente em Portugal.
A “PortStar” é uma nova embarcação à vela, cuja conceção, design e construção é totalmente realizada em Portugal, na unidade de produção desta empresa em Setúbal, representando um passo essencial no desenvolvimento das competências nacionais para a produção deste tipo de embarcações e para as indústrias náuticas em geral.
A LaserPerformance, firma nascida em 1969, é a criadora do icónico “Laser”, embarcação muito popular enquanto vela ligeira de competição e que deu origem a uma classe específica na náutica de competição, incorporando, inclusivamente, o leque de modalidades olímpicas.
O objetivo agora é tornar a “PortStar” uma subclasse Olímpica dentro da Classe Laser. A embarcação mede 4,10 metros de comprimento e pesa 30 kg de peso.
A “PortStar” é em fibra de carbono, fazendo também uso de materiais sustentáveis e portugueses como a cortiça.
A empresa, até agora com unidades de fabrico em Inglaterra e na China, instalou-se em 2019 em Setúbal, onde possui instalações provisórias e para onde pretende agora instalar uma unidade definitiva de produção, o LaserPerformance Campus, na Estrada Vale de Mulatas, uma infraestrutura com 12 hectares de dimensão.
LaserPerformance Campus
Além da produção e logística, o LaserPerformance Campus integrará serviços e equipamentos complementares, laboratórios e áreas técnicas, assim como ginásio, creche, área para acolher eventos, campos para atividades desportivas e um restaurante. As áreas lúdicas e sociais destinam-se não apenas aos colaboradores da empresa, mas também a toda a comunidade local.
Na cerimónia de apresentação da “PortStar”, estiveram presentes diferentes personalidades, entre as quais o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, o responsável pela unidade de produção portuguesa da LaserPerformance, Valdemar Moura, e o Diretor-Geral da DGRM – Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, José Carlos Simão, este último em representação do Ministro do Mar.
José Carlos Simão, da DGRM, congratulou-se pela preferência da LaserPerformance por Portugal e por Setúbal, para se instalar após saída do Reino Unido, e felicitou toda a equipa envolvida na nova embarcação, numa altura em que a náutica de recreio apresenta, em vários indicadores, uma boa dinâmica.
No evento, o Diretor-Geral da LaserPerformance, Valdemar Moura, explicou as características da nova embarcação e a importância que a mesma representa para a estratégia da empresa.
O modelo apresentado tem o casco e a vela totalmente construída em fibra de carbono e com utilização de cortiça portuguesa nas asas laterais.
Por sua vez, o Presidente da Camara de Setúbal, André Valente Martins, destacou a importância da LaserPerformance para a região e o apoio que a autarquia tem dado e continuará a dar a este investimento.
Mário Quina, presidente da Federação Portuguesa de Vela, felicitou a LaserPerformance e demonstrou toda a colaboração para a promoção da nova embarcação e para a sua futura utilização Olímpica.