O Governo dos EAU (Emirados Árabes Unidos) vai adotar uma nova semana de trabalho de quatro dias e meio, a partir de 1 de janeiro de 2022.
A mudança aplica-se às entidades do Governo Federal, com a semana de trabalho a compreender o período de segunda a quinta-feira, das 7:30h às 15:30h, e à sexta-feira, das 7:30h às 12:00h.
Os funcionários estatais terão a flexibilidade para trabalhar a partir de casa às sextas-feiras, bem como para organizar o seu horário de trabalho numa base de horário flexível.
Os EAU são a primeira nação do globo a introduzir uma semana de trabalho nacional mais curta do que a semana global de cinco dias.
O fim-de-semana mais prolongado integra-se no objetivo do governo dos EAU de aumentar o equilíbrio trabalho-vida e melhorar o bem-estar social.
Outro grande propósito é que a nova semana de trabalho irá alinhar mais os EAU com os horários dos mercados globais económicos, financeiros e bolsistas, que seguem um fim-de-semana de sábado/domingo, dado que, até aqui, a semana de trabalho nesta nação árabe, assim como de outras nações do Golfo Pérsico, ia de domingo a quinta-feira e o seu fim-de-semana abrangia sexta-feira e sábado.
Na perspetiva dos responsáveis dos EAU, este novo horário facilitará as ligações e oportunidades comerciais internacionais às empresas sediadas nos EAU e multinacionais.
Nabil Alyousuf, presidente-executivo do International Advisory Group, com sede em Dubai, referiu à agênciua Bloomberg que “o número de dias que fazemos negócios com o resto do mundo vai aumentar, o que vai promover o comércio”.
Esta decisão surge numa altura em que os Emirados Árabes Unidos assinalam o seu Jubileu de Ouro e decorre, desde 1 de outubro e até ao final do mês de março de 2022, a Expo 2020 Dubai, exposição mundial na linha da Expo98 que se realizou em Lisboa. A Expo 2020 Dubai tem como tema “Conectar mentes, criar o futuro” (“Connecting Minds, Creating the Future”) e é a primeira exposição mundial realizada na região do Médio Oriente, África e Sul da Ásia (MEASA, na sigla inglesa).
De acordo com a organização, a Expo 2020 Dubai recebeu 5,6 milhões de visitantes até 5 de dezembro.