Emblemática marca de papelaria Firmo entra numa nova fase aliada à Inteligência Artificial

Fundada em 1951, no Porto, pela família Santos Carvalho, a Firmo – empresa que comprou recentemente a operação das lojas Staples em Portugal -  é uma daquelas marcas nacionais que acompanhou a infância de várias gerações. Especializada em cadernos escolares e outros materiais de estudo, tornou-se no uma referência no ensino em Portugal, acompanhando várias…
ebenhack/AP
A marca do Porto, com mais de 70 anos de história na área dos cadernos e materiais escolares, acaba de lançar o primeiro caderno com Inteligência Artificial, o Wise Book, no mercado nacional.
Negócios

Fundada em 1951, no Porto, pela família Santos Carvalho, a Firmo – empresa que comprou recentemente a operação das lojas Staples em Portugal –  é uma daquelas marcas nacionais que acompanhou a infância de várias gerações. Especializada em cadernos escolares e outros materiais de estudo, tornou-se no uma referência no ensino em Portugal, acompanhando várias famílias no seu percurso escolar. Porém, o facto de ser uma marca mais antiga e tradicional, não quer dizer que não possa investir em inovação, criando produtos que venham de encontro às necessidades do século XXI.

Gama Wise Book, da Firmo. Foto/DR

Foi a pensar nos desafios escolares da atualidade, mais autónoma, personalizada e conectada, que a marca lançou um novo produto no mercado nacional, o Wise Book, o primeiro caderno com inteligência artificial integrada. Mais do que um gadget, o Wise Book é uma resposta concreta aos desafios atuais do ensino: respeita o papel, valoriza o pensamento estruturado e alinha-se com o que os alunos realmente precisam para aprender com autonomia, segurança e motivação.

A Inteligência Artificial do Wise Book aprende com os hábitos de estudo de cada utilizador e personaliza a experiência de aprendizagem, sem correr o risco de desinformação, refere a Firmo. 

Este produto combina a escrita manual com uma aplicação educativa que funciona como um verdadeiro tutor virtual, sendo capaz de transformar apontamentos em explicações personalizadas e disponível 24 horas por dia. Ou seja, combina o estudo em papel e a escrita manual com a parte digital, que é impossível de contornar nos dias de hoje. Segundo comunicado da Firmo, este lançamento marca uma viragem estratégica na trajetória da marca, que se quer manter uma como referência nacional na inovação educativa.

A tecnologia que acompanha o caderno físico

Desenvolvido com tecnologia própria, o Wise Book é um caderno físico premium, que, quando utilizado com a app, disponível para iOS e para Android, permite aos alunos digitalizarem as suas anotações com uma simples fotografia. A aplicação reconhece a escrita manual e transforma os apontamentos num conteúdo digital organizado, editável e pesquisável. A partir daí, os estudantes podem gerar resumos automáticos, flashcards, quizzes interativos e até interagir com um tutor virtual, por texto ou por voz, que responde a dúvidas com base nos conteúdos reais das suas aulas.

O produto está disponível em papelarias, lojas Staples, Pingo Doce nas habituais plataformas online. Para além do produto físico, o pack inclui acesso à app-tutor.

Segundo a empresa, ao contrário das ferramentas genéricas de IA, a inteligência artificial do Wise Book aprende com os hábitos de estudo de cada utilizador e personaliza a experiência de aprendizagem, sem correr o risco de desinformação. A Firmo explica que a ideia do Wise Book não é substituir o professor, mas antes reforçando o estudo autónomo e seguro, baseado exclusivamente naquilo que o aluno escreveu, e feito a partir do que foi dado na escola, com rigor e clareza.

Para já, o produto está disponível em papelarias, lojas Staples, Pingo Doce nas habituais plataformas online. Para além do produto físico, o pack inclui acesso à app-tutor.

Mais Artigos