Peter Lindbergh (1944-2019) passou dois anos a selecionar imagens do seu vasto espólio fotográfico de mais de quatro décadas de carreira durante a qual imortalizou não apenas algumas das mulheres mais reconhecidas no mundo da moda, do cinema e de outras áreas, como Nicole Kidman, Charlotte Rampling ou Uma Thurman, mas também modelos que definiram a década de 90 — como Linda Evangelista, Naomi Campbell ou Kate Moss.
A seleção que Lindbergh fez resultou numa exposição que será, pela primeira vez, apresentada em Espanha, na cidade da Corunha (Galiza) a partir de 4 de dezembro ate 28 de fevereiro de 2022.
A exposição foi montada em parceria com a Fundação Lindbergh sob direção de Benjamin Lindbergh, filho do fotógrafo, oferecendo uma mostra do trabalho deste lendário fotógrafo com mais de 150 fotografias, do início da década de 1980 até 2019.

A exposição será acompanhada por uma edição especial do livro da Taschen, “Untold Stories”.
Estruturada com o apoio pessoal de uma amiga e admiradora de longa data do fotógrafo, Marta Ortega, esta exposição irá ocupar um edifício industrial recentemente requalificado no porto da Corunha numa intervenção arquitetónica da autoria de Elsa Urquijo, que promete ser um novo e marcante espaço da cidade.
O novo livro, “Raw Beauty”, inclui entrevistas e fotografias de alguns dos mais reconhecidos modelos, como Naomi Campbell, Kate Moss e Penelope Cruz, reunidos em jeito de celebraçăo da vida do fotógrafo, e ainda ensaios de criadores como o fotógrafo Nick Knight e o arquiteto David Chipperfield, célebres individualidades que decidiram fazer da Galiza o seu lar.

A mostra fotográfica reúne 150 fotografias do vasto espólio fotográfico de Peter Lindbergh.
“A primeira vez que vi as minhas fotográficas na maqueta da exposição fiquei sobressaltado, mas de uma forma positiva. Foi arrebatador ser desta maneira confrontado com o que sou. A exposição permitiu-me repensar as minhas fotografias num contexto non-fashion. Esta apresentação tem como intuito expor as fotografias a diferentes interpretações e perspetivas. Ainda assim, não tento reivindicar que as minhas fotografias não são de moda, não seria de todo verdade. Insisto na definição de ‘fotografia de moda’ porque para mim essa terminologia não significa que se deva representar a moda – a fotografia é maior que a moda, faz parte da cultura contemporânea”, afirmou Peter Lindbergh, em 2019, sobre esta recolha de imagens.
Esta mostra é o resultado de uma seleção criteriosa do próprio Lindbergh, até à data da sua morte, em 2019. Envolveu-se na seleção deste espólio fotográfico de mais de 40 décadas, que agora será possível apreciar em dezembro.
Peter Lindbergh: Untold Stories
Curadoria: Peter Lindbergh
Datas: 4 de dezembro de 2021 – 28 fevereiro de 2022
Local: Muelle de la Bateria, S/N, 15001 Corunha, Espanha
