Carlos III foi coroado rei de Inglaterra, perante uma assembleia de dois mil convidados, representantes das casas reais e de numerosos Estados, entre os quais Portugal, através de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República. Reveja a cerimónia nestes dois links que disponibilizamos:
Às 10:20h teve início a procissão real entre o Palácio de Buckingham e a Abadia de Westminster. Carlos III e a Rainha consorte saíram do Palácio de Buckingham em direção à Abadia de Westminster no coche real construído para as celebrações do Jubileu de Diamante de Isabel II.
Os monarcas foram seguidos na procissão por outros membros da família real. O cortejo passou pela avenida The Mall, por Trafalgar Square, Whitehall e pela Parliament Square, chegando à Abadia de Westminster.
Reconhecimento
A primeira parte da cerimónia foi a do reconhecimento: o Rei Carlos foi apresentado ao povo, virando-se para os quatro lados da abadia para ser reconhecido pelos presentes.
Juramento
Depois prestou juramento, prometendo honrar, defender a lei e a igreja durante o seu reinado.
Unção
A terceira parte foi a da unção do rei com óleo sagrado, benzido em Jerusalém, que foi espalhado pelas mãos, peito e cabeça de Carlos. O momento foi feito longe dos olhares dos presentes com uma divisória bordada à mão a resguardar o monarca.
Investidura
Depois da unção, Carlos vestiu uma capa.
De seguida, recebeu as jóias da coroa britânica: os cetros reais, o anel do soberano e a coroa de Santo Eduardo, que lhe foi colocada na cabeça pelo arcebispo da Cantuária.
Os sinos da Abadia de Westminster tocaram durante dois minutos e foram disparadas salvas de tiros por todo o Reino Unido.
Entronização
Depois de coroado, o Rei Carlos III pôde, finalmente, sentar-se no trono.
O filho de Carlos, o príncipe William, que esteve entre os pagens da cerimónia, ajoelhou-se perante o rei para lhe prestar homenagem.
Coroação de Camila
A Rainha consorte foi coroada depois da entronização do Rei Carlos III, numa breve cerimónia. Camila não prestou juramento e foi coroada com a coroa da Rainha Mary.
Leia também: