Este sábado, a cerimónia de coroação do rei Carlos III, de Inglaterra, será uma espécie de recriação histórica de um cerimonial que permanece praticamente inalterado há séculos.
Nesta manhã de 6 de maio, Carlos III viajará do Palácio de Buckingham na Procissão do Rei para a Abadia de Westminster no coche Diamond Jubilee State.
Criado para a Rainha Isabel II comemorar o 60º aniversário do seu reinado em 2012, esta carruagem só transportou a monarca, ocasionalmente acompanhada pelo consorte ou por um chefe de Estado em visita.
A coroa dourada no topo do coche Diamond Jubilee State Coach foi esculpida em carvalho do HMS Victory, e o interior do coche é incrustado com amostras de madeiras, metais e outros materiais de edifícios e lugares com conexões específicas com a Grã-Bretanha e a sua história: residências reais, incluindo o Palácio de Buckingham, o Palácio de Kensington, o Castelo de Windsor e o Palácio de Holyroodhouse; catedrais, incluindo St Paul’s e Westminster Abbey; e navios históricos, como o Mary Rose. Esse coche será levado por seis cavalos cinzentos e tem os puxadores das portas feitos com 24 diamantes e 130 safiras.
A carruagem Diamond Jubilee State foi feita na Austrália e deveria ter sido um presente de aniversário dos 80 anos de Isabel II, em 2006, mas foi entregue com oito anos de atraso devido a problemas de financiamento e aos grandes juros dos contribuintes. Tem amortecedores, vidros elétricos, ar condicionado e aquecimento.
Trata-se de um coche de 2,75 toneladas que consta ter custado US $ 4,5 milhões para concluir o projeto, cerca de 4 milhões de euros, e, se fosse vendida, poderia valer o dobro.
O cortejo do Rei, acompanhada pela escolta da Cavalaria Real, partirá do Palácio de Buckingham pelo Portão Central e seguirá pela avenida The Mall, passará pelo Arco do Almirantado (Admiralty Arch), descerá pelo Whitehall e seguirá ao longo da Parliament Street. A procissão percorrerá os lados leste e sul da Praça do Parlamento até ao Santuário Broad para chegar à Abadia de Westminster, onde o serviço de coroação começará às 11 horas.
O cortejo da Abadia de Westminster para o Palácio de Buckingham será muito maior em escala, seguindo o mesmo caminho, mas ao contrário. Esse cortejo incluirá as Forças Armadas de toda a Commonwealth e dos territórios ultramarinos britânicos, e todos os serviços das Forças Armadas do Reino Unido, juntamente com os guarda-costas do rei.
O cortejo do Palácio de Buckingham para a Abadia de Westminster é apelidado de “procissão do rei”. O cortejo inverso, de Westminster para Buckingham recebe o título de “procissão da coroação”.
Nesta segunda viagem, o rei viajará noutro coche mais histórico, mas mais desconfortável, o Gold State, o qual custou £7,562 a ser construído à época, em 1762, o que, a números atuais, representaria entre £2.0m e £3.5m, ou seja, entre 2 e 4 milhões de euros. Porém, se viesse a ser transacionado, estes números facilmente seriam multiplicados, atendendo à sua histórica secular.
Esta carruagem, vista pela última vez durante o Jubileu de Platina da Rainha Isabel II em junho de 2022, foi encomendada em 1760 e usada pela primeira vez pelo Rei George III, para viajar para a abertura do Parlamento em 1762. A carruagem foi usada em todas as coroações desde a de Guilherme IV em 1831. O coche será puxada por oito cavalos Windsor Grays e, devido ao seu peso de quatro toneladas, viajará em ritmo de caminhada.
Esta sumptuosa carruagem dourada, ao contrário do que se possa pensar, não é feita de ouro, mas sim de madeira e é revestida em folha de ouro, numa técnica semelhante à utilizada nos retábulos de igrejas e catedrais.
Programa da coroação
6h: abertura dos locais públicos para a população assistir ao cortejo
7:15h – 08:30 h: convidados chegam à Abadia de Westminster
9:00 h: convidados começam a ser sentados
9:30 h: começam a chegar à Abadia de Westminster os chefes de Estado, membros da família real e ministros. Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República portuguesa, representará o Estado Português na cerimónia de Coroação do Rei Carlos III
10:20 h: começa a procissão real entre o Palácio de Buckingham e a Abadia de Westminster. Carlos III e a Rainha consorte, Camila, deixam o Palácio de Buckingham em direção à Abadia de Westminster a bordo do coche construído pela ocasião do Jubileu de Diamante (60 anos de reinado) da Rainha Isabel II.
11 h: início da cerimónia da coroação, conduzida pelo arcebispo da Cantuária
A Rainha consorte Camila será coroada depois da entronização do Rei Carlos III, numa cerimónia mais simples. Será coroada com a coroa da Rainha Mary.
13 h: Rei Carlos III e Rainha consorte Camila deixam a Abadia de Westminster e dá-se início à procissão da coroação até ao Palácio de Buckingham
14:15 h: Carlos III e Camila, acompanhados por membros da família real britânica, irão à varanda do Palácio de Buckingham para acenar à multidão.
A cerimónia de coroação do Rei Carlos III acontece a um sábado, mas o feriado nacional para marcar a ocasião foi decretado na segunda-feira, dia 8 de maio.