21:12h – É anunciado o prémio para o melhor pitch: uma viagem à Suíça, com o apoio do turismo da Suíça. E, tendo havido um empate, a equipa Forbes deliberou que seriam duas as vencedoras: Maria Francisca Gama (categoria Arte) e Constança Santos Silva (categoria Sustentabilidade). Para o ano há mais!!
21:05h – Foto de família de toda a Classe Under 30, enquanto a equipa Forbes delibera sobre qual foi o melhor pitch.
20:53h – Última categoria a desfilar foi a da Arquitetura & Design. No anfiteatro, Inês Ayer disse que o que a move no design é “tornar o invisível, visível” e ser também uma “ferramenta de ativismo”, garantindo que vai “continuar a levar o design a vários eventos de impacto”. Para Inês Ayer, estava reservada a surpresa de o prémio lhe ser entregue por Siza Vieira, Na impossibilidade de estar presente, o arquiteto gravou um vídeo, no qual exortou os jovens designers a não desistirem das suas lutas. Nilza Rodrigues entregou a moldura com a capa da Forbes a Inês Ayer.
20:45h – Categoria de Entretenimento, o locutor de rádio Hélder Tavares contou o seu percurso de vida. “Mais do que enviar um currículo, que é um papel, criem e mostrem conteúdo”, incentivou. Filipa d’Avillez, do Grupo Media N9ve, foi quem entregou o prémio neste segmento.
20:35h – Chegamos à antepenúltima categoria: Tecnologia & Inovação. Pedro Cabaço (Volt Games) e Sara Teixeira (Impossible Cloud Network) fizeram os seus pitchs. Pedro Cabaço lembrou que “todas as nossas caminhadas são trilhadas por percalços”, aproveitando para usar o jogo de futebol Portugal-Eslováquia e Cristiano Ronaldo como inspiração para todos: “O nosso capitão falhou um penalti, mas depois reergueu-se e marcou o penalti seguinte”. Os prémios entregue por Ana Sofia Pereira, Partner da Widescope.
20:33h – Ao receber o prémio, Constança Santos Silva, que durante o seu pitch tinha desafiado os presentes a darem 1 euro que permitiria dar água a quem está privada dela em diferentes latitudes, anunciou que foram recolhidos mais de 400 euros, o que permitirá salvar 19 vidas. Todos aplaudiram.
20:12h – Sustentabilidade & Inovação Social é a categoria que está em foco neste momento. Constança Santos Silva (Fundadora e Presidente do board of advisors do Thirst Project Portugal), João Maria Botelho (Global Shaper e líder da Generation Resonance) e Shedrack Erugo (Fundador & CEO da Chefefeed) foram os talentos a expor as suas ideias e projetos nos seus pitchs.
“Todos nós impactamos o mundo”, referiu Constança Santos Silva.
“Por que não podemos ter mais jovens representados nas instituições”, “o que fazemos como pessoas individuais neste ponto azul chamado Terra” foram questões que João Maria Botelho deixou no ar para reflexão dos presentes, sublinhando que “a sustentabilidade anda de mãos dadas com a inovação” e “é preciso que os game changers que são os jovens não sejam passageiros passivos e deem os seus inputs”, porque todos carregam em si os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Shedrack Erugo falou do seu projeto, uma plataforma que procura, ao mesmo tempo, ajudar o ambiente e proporcionar comida a quem precisa, reduzindo o desperdício alimentar.
Os prémios desta categoria foram entregues por Maria Pica, Diretora Comercial da Quinta do Paral.
20:05h – Social Media é a categoria seguinte a subir ao palco, com Jone Conde, que trouxe a sua visão e experiência sobre o Tik Tok que trabalha. Que sejamos agentes divulgadores das nossas conquistas” foi uma das mensagens deixadas. O prémio foi entregue por vários Under 30 da África Lusófona (Leida Correia Silva, Carlos González, João Luís, Manuel Borges, Izamara Matos, Stelvio Matos, Tarcio Costa, Miguel Paraíso, Edgar Jorge e Hugo André).
19:50h – Diogo Desidério, Master Watchmaker da RPN – Atelier de Relojoaria, e Lara Dantas, Cofundadora e CEO da Quintal de Flor, foram os nomes que se destacaram na categoria de Retalho & Ecommerce. “Não temos de ser ótimos para começar, mas temos de começar para sermos ótimos”, afirmou Lara Dantas que deixou a mensagem de que “se a vida é tão curta que seja a fazer o melhor de nós”. Estes prémios foram entregues por Catarina Esteves, Diretora de Comunicação da Coca-Cola.
19:43h – Na categoria de Marketing e Publicidade, Rui Nogueira, fundador e CEO da DDUA – Diário De Um Ambicioso, foi o nome em destaque. O prémio foi entregue por Clara Gonçalves, CEO da Brand Fire
19:35h – Segue-se a categoria Indústria. Marta Andrade, CEO do ADA Group, é a figura em destaque. O prémio foi entregue por alguns dos vencedores do ano passado do 30 Under 30 Forbes Portugal. “Se gostarmos muito do que fazermos e um objetivo nobre, vamos conseguir”, refere Marta Andrade.
19:14h – Na categoria Healthcare, os distinguidos são Bárbara Oliveira (Bárbara Oliveira Nutrição); a dupla Francisco Nogueira & Frederico Stock (Glooma); e Miguel Peliteiro (Dioscope & Fundador da CycleAI). Os prémios foram entregues por Sissi Prates, CEO da MSC, e por Rita Rocha, Business Consultant da Glint.
19:08h – Álvaro Meyer, fundador e CEO da Volupé, o representante na categoria Gastronomia. Começou a trabalhar no McDonald’s e passou a empreendedor que criou uma plataforma de entrega de refeições para segmento premium. O prémio foi entregue por Natacha Fink, Chef do Palaphita.
19:02h – Lucas Fink, atleta profissional de skimboard ou skimimg, é o rosto da categoria de desporto em destaque. “Surfar as maiores ondas do mundo na Nazaré com uma prancha de skimboard é o meu maior desafio”, afirma. “Muitas vezes me questionei. Se os teus sonhos não te dão medo é porque não estamos a sonhar alto o suficiente. Com trabalho, nada é impossível”, destaca. O prémio é entregue por Luis Bezerra, da Quad Padel. Os pais de Lucas Fink são também chamados ao palco.
19:01h – Os prémios de Ana Oliveira, Diogo Baptista, Luís Tavares são entregue por Ana Carvalho, Diretora da área de poupança e investimento do Banco Carregosa.
18:51h – Ana Oliveira, Diogo Baptista, Luís Tavares fazem os seus pitchs na categoria Finanças. “Parece que nada mais pode ser criado. mas daqui a dez anos, muitas novas coisas foram criadas. E é isto que nós somos. Os seres humanos são seres criativos e adaptativos”, refere Diogo Baptista que sublinha que “a tecnologia traz novas oportunidades. Não elimina as oportunidades. A maior parte das coisas ainda está por descobrir”.
“Todos temos recursos diferentes. E conseguimos fazer muito. Há tanta coisa a fazer”, refere, por seu lado, Luís Tavares.
18:41h – Sobe ao palco Carlos Guimarães, na Categoria Ciência & Educação. José Pedro Ferreira, engenheiro aeroespacial, não pôde estar presente por estar nos EUA e é a mãe que faz um agradecimento em seu nome. Naide Gomes, atleta, faz a entrega das molduras com as capas dos eleitos nesta categoria.
18:39h – Raúl Bragança Neto, administrador da Media N9ve, entrega aos três artistas os seus prémios: quadros com os seus rostos como capa da Forbes.
18:32h – Na categoria Arte fazem os seus pitchs Carolina Queiroz Cunha (pintora), Maria Francisca Gama (escritora) e Vicente Gil (ator) fazem o seu pitch. “Merecemos todos palco” é uma das ideias deixadas.
Carolina Queiroz Cunha, pintora, revela que a Arte nem sempre esteve no seu caminho. Estudou Comunicação Social, tentou outras áreas, mas não era feliz. Gostava de design de interiores, fez um curso, mas o seu coração acabou por pender para a criação artística. “Gosto de fazer quadros com significado. Todos os meus quadros têm uma mensagem”, afirmou. Hoje já fez coleções em parcerias com marcas como a Nissan e Estée Lauder.
Seguiu-se o pitch de Maria Francisca Gama, escritora, que revela que escreve o seu primeiro livro aos 14 anos, em simultâneo com a criação de um blogue. “Sou a pessoa que menos contribui para a faturação geral deste grupo. Recebo 1,6 euros por cada livro que vendo”, revelou à audiência. Estudou direito, mas não queria ser advogada. Despediu-se e realizou o sonho de publicar um livro na editora Penguin, que não publicava livros de mulheres com menos de 40 anos. “Continuo a encontrar na arte o balanço perfeito para a minha existência”, diz.
O pitch seguinte nesta categoria foi o de Vicente Gil, ator, mais conhecido por ter trabalhado na série da TVI Morangos com Açucar, que pertencendo uma etnia minoritária, afirma que o seu percurso serve para combater o preconceito.
18:28h – Começam os pitchs. Cada pitch terá 5 minutos de duração. Primeira categoria: Arte.
18:26h – Nilza Rodrigues destaca o facto deste ano haver mais mulheres nos 30 Under 30, o que significa que “estamos melhor a nível de equidade”. São 31 nomeados (à conta de uma dupla) e 15 categorias. Foram mais de 100 as candidaturas recebidas. Média de idades: 27,1 anos.
18:24h: Passa um vídeo com os momentos de 2023.
18:22h – Nilza Rodrigues, diretora da Forbes Portugal sobe ao palanque e dá inicio ao get together, dando as boas-vindas. Refere que a classe 2024 tem o ADN da Forbes: empreendedores, talento, valores e valor. Na classe 2024, os eleitos têm, juntos, um valor 66 milhões de euros. “É Uau”, comenta Nilza. Há aplausos na plateia. “Esta é a geração que vai lidar com a IA”.
18:20h – Tudo a postos para o início da cerimónia. Os eleitos estão já todos concentrados junto ao anfiteatro.
18:15h – A cerimónia vai distinguir os 30 Under 30, em 15 categorias. Cada um dos 30 talentos fará depois o seu pitch. No final, o melhor pitch terá uma distinção especial.
18:08h – Os jovens distinguidos vão-se dirigindo para junto do anfiteatro. Alguns aproveitam para tirar fotos, com o cartaz como pano de fundo.
17: 40h – Os ritmos de verão recebem a classe dos 30 Under 30 da Forbes de Portugal. O Palaphita Cascais é o spot escolhido para este evento. Os nomeados vão chegando, trocam cumprimentos e recebem um saco de boas vindas da media N9ve.
Veja aqui os “nomeados”: