Elon Musk aproxima-se de um património líquido de 800 mil milhões de dólares após última ronda de financiamento da xAI

Elon Musk está cada vez mais próximo de se tornar a primeira pessoa do mundo a atingir um património líquido de 800 mil milhões de dólares (cerca de 689,44 mil milhões de euros). No início deste mês, a xAI Holdings, controlada por Musk, levantou 20 mil milhões de dólares (aproximadamente 17,24 mil milhões de euros)…
ebenhack/AP
A pessoa mais rica do mundo, Elon Musk, acrescentou cerca de 62 mil milhões de dólares à sua fortuna depois de investidores privados terem mais do que duplicado a avaliação da xAI Holdings, a empresa que agrega os negócios de inteligência artificial e redes sociais de Elon Musk.
Listas

Elon Musk está cada vez mais próximo de se tornar a primeira pessoa do mundo a atingir um património líquido de 800 mil milhões de dólares (cerca de 689,44 mil milhões de euros). No início deste mês, a xAI Holdings, controlada por Musk, levantou 20 mil milhões de dólares (aproximadamente 17,24 mil milhões de euros) junto de investidores privados, numa operação que avaliou a empresa em 250 mil milhões de dólares (cerca de 215,45 mil milhões de euros), confirmou a Forbes.

Esta avaliação representa um aumento significativo face aos 113 mil milhões de dólares (cerca de 97,41 mil milhões de euros) que Musk indicou em março passado, quando decidiu fundir a sua startup de inteligência artificial xAI com a empresa de redes sociais X, anteriormente conhecida como Twitter. De acordo com as estimativas da Forbes, o negócio elevou o valor da participação de 49% de Musk na xAI Holdings em 62 mil milhões de dólares (aproximadamente 53,43 mil milhões de euros), para um total de 122 mil milhões de dólares (cerca de 105,14 mil milhões de euros).

Com este reforço patrimonial, Elon Musk, já destacado como a pessoa mais rica do mundo, passa a ter uma fortuna avaliada em 780 mil milhões de dólares (cerca de 672,20 mil milhões de euros), um valor recorde segundo a Lista de Bilionários em Tempo Real da Forbes.

Fonte: Forbes

A valorização da xAI beneficiou também outros investidores bilionários. Entre eles está o príncipe saudita Alwaleed Bin Talal Alsaud, um dos primeiros investidores do Twitter, assim como Jack Dorsey, cofundador da plataforma, e Larry Ellison, cofundador da Oracle, que contribuiu com 1 mil milhão de dólares (cerca de 861,8 milhões de euros) para a aquisição do Twitter por Musk, num negócio avaliado em 44 mil milhões de dólares (aproximadamente 37,92 mil milhões de euros) em 2022.

A Forbes estima que o príncipe Alwaleed detenha uma participação de 1,6% na xAI Holdings, avaliada em 4 mil milhões de dólares (cerca de 3,45 mil milhões de euros), excluindo uma participação adicional detida pela sua empresa cotada Kingdom Holding Company. Com isso, o seu património líquido sobe para 19,4 mil milhões de dólares (aproximadamente 16,72 mil milhões de euros). Jack Dorsey e Larry Ellison, por sua vez, detêm cada um uma participação estimada de 0,8%, avaliada em 2,1 mil milhões de dólares (cerca de 1,81 mil milhões de euros), elevando as suas fortunas para 6 mil milhões de dólares (aproximadamente 5,17 mil milhões de euros) e 241 mil milhões de dólares (cerca de 207,69 mil milhões de euros), respetivamente.

A mais recente ronda de financiamento da xAI ocorre num contexto de gastos agressivos, num cenário de forte competição no setor da inteligência artificial. De acordo com documentos internos analisados pela Bloomberg, a empresa terá consumido 7,8 mil milhões de dólares (cerca de 6,72 mil milhões de euros) em caixa durante os primeiros nove meses de 2024. O chatbot Grok, desenvolvido pela xAI, tem sido alvo de críticas nas últimas semanas por gerar imagens falsas de mulheres reais em biquínis e lingerie, situação que motivou um processo judicial interposto na quinta-feira passada por Ashley St. Clair, mãe de um dos filhos de Musk.

Musk fez história várias vezes

Ao longo do último ano, Elon Musk tem acumulado marcos históricos em termos de património líquido. Em outubro, tornou-se a primeira pessoa a atingir os 500 mil milhões de dólares (cerca de 430,90 mil milhões de euros), após as ações da Tesla quase duplicarem nos cinco meses que se seguiram ao anúncio de que iria abandonar o cargo de responsável pelo Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) do presidente Donald Trump, para se concentrar mais na fabricante de veículos elétricos.

Mais tarde, a 15 de dezembro, Musk voltou a fazer história ao atingir os 600 mil milhões de dólares (aproximadamente 517,08 mil milhões de euros), depois de investidores privados avaliarem a SpaceX, a sua empresa de foguetões, em 800 mil milhões de dólares (cerca de 689,44 mil milhões de euros), face aos 400 mil milhões de dólares (aproximadamente 344,72 mil milhões de euros) registados em agosto. Quatro dias depois, tornou-se a primeira pessoa a alcançar os 700 mil milhões de dólares (cerca de 603,26 mil milhões de euros), na sequência de uma decisão do Supremo Tribunal do Delaware que anulou uma sentença de um tribunal inferior. Essa decisão tinha invalidado uma concessão de opções de ações da Tesla, entretanto avaliadas em 126 mil milhões de dólares (aproximadamente 108,58 mil milhões de euros).

Ativos de Musk

Apesar dessa reviravolta judicial, a Tesla continua a ser o segundo ativo mais valioso de Musk, logo a seguir à sua participação de 42% na SpaceX, avaliada em 336 mil milhões de dólares (cerca de 289,58 mil milhões de euros). Para além das opções de ações, Musk detém ainda 12% das ações ordinárias da Tesla, o que eleva o valor total das suas participações na fabricante de veículos elétricos para 307 mil milhões de dólares (aproximadamente 264,63 mil milhões de euros).

Fora destes cálculos fica o pacote salarial recorde aprovado pela Tesla em novembro, que poderá render a Musk até mil milhões de dólares em ações adicionais (cerca de 861,80 mil milhões de euros), antes de impostos e custos associados ao desbloqueio das ações restritas, caso a empresa cumpra objetivos ambiciosos, como multiplicar por mais de oito vezes o seu valor de mercado nos próximos dez anos.

Com estes números, Elon Musk é agora cerca de 510 mil milhões de dólares (aproximadamente 439,52 mil milhões de euros) mais rico do que o segundo homem mais rico do mundo.

Matt Durot/Forbes Internacional

Mais Artigos