Eletricidade: quem domina o mercado liberalizado em Portugal?

O mercado liberalizado de eletricidade totalizou cerca de 5,7 milhões de clientes, para um consumo estimado de 44,6 gigawatts-hora (TWh) em maio, um aumento homólogo de 2,1% em clientes e de 5,6% em consumo. Segundo os dados da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) hoje divulgados, o mercado livre de eletricidade ganhou mais 10.436 clientes…
ebenhack/AP
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) indica que o mercado livre de eletricidade ganhou mais 10.436 clientes em maio, face a abril. Quem são os comercializadores de eletricidade com maior quota de mercado?
Negócios

O mercado liberalizado de eletricidade totalizou cerca de 5,7 milhões de clientes, para um consumo estimado de 44,6 gigawatts-hora (TWh) em maio, um aumento homólogo de 2,1% em clientes e de 5,6% em consumo.

Segundo os dados da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) hoje divulgados, o mercado livre de eletricidade ganhou mais 10.436 clientes em maio, face a abril, enquanto o mercado regulado perdeu 4.064 clientes, para um total de 831.834.

No final de maio, o consumo no mercado livre representava 95% do consumo total registado em Portugal continental.

Em termos de quota de mercado, a EDP Comercial manteve a sua posição como principal operador no mercado livre em número de clientes (60%) e em consumo (37,3%).

Quota de mercado em número de clientes. Fonte: ERSE
Quota de mercado em consumo abastecido. Fonte: ERSE

 

Considerando quatro categorias de clientes, a EDP é o fornecedor com maior quota de mercado elétrico no país em três itens: 53,9% (clientes residenciais), 45,7% (pequenos negócios) e 26% (industriais). Nos grandes consumidores, a Iberdrola é líder com 26,1% (grandes consumidores).

Quota de mercado em consumo abastecido – Grandes consumidores

 

Quota de mercado em consumo abastecido – Industriais

 

Quota de mercado em consumo abastecido – Pequenos negócios

 

Quota de mercado em consumo abastecido – Residenciais

Mais Artigos