“Sempre tive uma ligação pessoal a Paris, nasci aqui e passei aqui os primeiros anos da minha infância. Quando tinha 18 anos, mudei-me dos Estados Unidos para cá por impulso, como au pair, e redescobri a cidade como jovem adulta. Nos anos que se seguiram, regressei quase todos. A cidade é como uma segunda casa. É uma das cidades mais icónicas do mundo e penso que é melhor vivê-la de uma forma mais local. Não há sítio que se compare a Paris. É totalmente única na sua essência e cultura. É um parque de diversões visual, com a sua arquitetura da Belle Époque, monumentos de renome mundial e uma história rica. Aqui encontram alguns dos melhores museus, gastronomia e moda do mundo, o que a torna, a meu ver, na capital cultural da Europa”.
Um dia perfeito em Paris
Um dia ideal para mim começaria com cafe au lait and pastry no Café Berry em Le Marais. Enquanto estiver na zona, há uma infinidade de lojas vintage e de designers independentes para ver as montras ou visitar. Quando chegar a hora do almoço, vá ao Café Charlot para uma refeição clássica francesa. Depois, passeie pela Place des Vosges, pegue numa bicicleta e siga em direção ao Sena. Há uma incrível rota de bicicleta que o leva ao longo da água e pelas margens repletas de cafés e casais a apanhar sol.
Se lhe apetecer um pouco de experiência cultural, vá de bicicleta até ao Museu Rodin para ver a coleção de esculturas. Quando o sol começa a pôr-se, não há como errar com um piquenique durante a golden hour ao longo do Sena. Pegue numa garrafa de vinho e na sua seleção de petiscos preferidos e prepare-se para o momento mais simples, mas significativo que pode ter na cidade.
De seguida, dirija-se ao Bambino para tapas, vinho e música de vinil. Se quiser continuar a noite, o Le Caveau de la Huchette é o local ideal para dançar e ouvir jazz ao vivo.
Locais fora do radar dos turistas
Em Paris, as principais atrações turísticas são famosas por uma razão: Valem pelo menos uma visita durante a sua viagem. Mas se estiver pronto para passar para alguns locais menos conhecidos, a cidade está cheia de muitas outras maravilhas. No Parc des Buttes Chaumont pode passar horas a apanhar sol e a explorar um dos maiores espaços verdes de Paris. Se estiver interessado no lado histórico da cidade, tem de ver a Sainte-Chapelle, a irmã mais nova e subestimada da Notre Dame. Outra visita obrigatória é o Musée Gustave Moreau, que se destaca como um dos meus museus de arte favoritos em Paris, com o trabalho do icónico pintor simbolista. Quando o dia está a chegar ao fim, adoro tomar uma bebida no jardim escondido do Hotel Particulier Montmartre e dar um passeio pelo Canal Saint Martin. E para terminar a noite, vá beber um copo ao Prescription Cocktail Club ou passe uma noite inteira no Bridge Club, situado sob a icónica Ponte Alexandre III.
Onde ficar
O meu sítio preferido para ficar é, sem dúvida, o Le Marais. Sendo um local central na cidade, oferece um acesso fácil a passeios turísticos por Paris, mas também é o lar de muitos dos meus cafés favoritos, lojas vintage e restaurantes. Fico totalmente contente se passar um dia inteiro só neste bairro.
Onde comer
Terra
Le Recamier
Parcelle
La Belle Epoque
Bambou
Terrasse De L’Alcazar
Ferdi
Top 5 de coisas a fazer na cidade
A questão não é o que há para fazer em Paris, mas sim como decidir entre as inúmeras opções incríveis! Algumas das minhas preferidas são tomar um café no Café Kitsune, sentar-me junto à fonte no Jardin du Palais Royal, fazer um piquenique ao longo do Sena ao pôr do sol, saborear um copo de vinho em qualquer esplanada e visitar um dos muitos museus da cidade (Le Rodin é um dos meus preferidos).
Monumentos e museus imperdíveis
Duas das minhas vistas favoritas de sempre da cidade podem ser encontradas nos degraus do Sacre Coeur e no topo do Arco do Triunfo. Também recomendo o Jardin Du Luxembourg, o Jardin du Tuileries e o Musée D’Orsay. E, claro, não deixe de ver a Torre Eiffel a brilhar à noite.
Dicas para quem vai visitar Paris pela primeira vez
A melhor maneira de conhecer a cidade é explorá-la a pé. Deixe-se perder a vaguear pelas ruas e veja com o que se depara.
Se procura uma forma mais rápida de se deslocar, experimente o aluguer de bicicletas – estão por todo o lado! É o meu meio de transporte preferido quando visito Paris. Permite-lhe desfrutar das vistas da cidade e, ao mesmo tempo, chegar onde precisa de ir.
Faça as suas reservas para jantar com antecedência. Se há certos restaurantes que lhe interessam, não se esqueça de reservar com antecedência para não perder as experiências gastronómicas.
Elena é criadora de conteúdo no canal do Youtube “Elena Taber” e no Instagram.