Unindo o savoir-faire europeu à arte japonesa, o verso da caixa do mais recente relógio da Jaeger-LeCoultre celebra a arte oriental com uma pintura esmaltada em miniatura que reproduz fielmente a célebre xilogravura “Kirifuri Waterfall” (“A Cascata de Kirifuri”), realizada por Katsushika Hokusai, no início dos anos de 1830.
A obra “Kirifuri Waterfall” faz parte da série Tour of the Waterfalls of the Provinces (Tour das Cascatas das Províncias), oito estampas que retratam as cascatas visitadas pelo artista entre 1831 e 1833 em diferentes regiões da principal ilha do Japão, Honshu.
O novo relógio, do qual são manufaturados apenas dez exemplares com um preço sob consulta mas que, sabe a Forbes, ronda os 80 mil euros, é testemunho do talento e savoir-faire dos artesãos que trabalham no Atelier de Métiers Rares, implantado no coração da manufatura Jaeger-LeCoultre.
Desafios do processo de manufatura
A decoração do relógio Reverso Tribute Enamel (Reverso Tribute Enamel Hokusai “Kirifuri Waterfall”) representou inúmeros desafios bem específicos, num processo cuidadosamente orquestrado, a começar pelo fundo da caixa.
Primeiro, foi necessário reproduzir uma obra que mede 37 x 24,5 cm numa superfície equivalente a pouco mais do que um décimo do tamanho do original – captando cada detalhe à escala, incluindo o grupo de minúsculas figuras humanas na base da cascata.
Para revelar todo o poder e a beleza da água que desce em cascata por 100 metros ao longo da encosta da montanha, Hokusai fez uso de um sentido de perspetiva mais apurado e cores mais vivas para a obra Kirifuri Waterfall do que para as suas obras anteriores.
Cada exemplar exigiu mais de 70 horas de trabalho apenas para pintar a obra-prima representada em miniatura na parte de trás da caixa.
O esmaltador teve de não apenas imitar estas características na perfeição, como também reproduzir os efeitos criados pela técnica da xilogravura, bem específica e muito diferente dos efeitos da esmaltagem.
“Um dos principais desafios está relacionado com o facto de as impressões multicoloridas necessitarem da utilização sucessiva de vários blocos de madeira, cada um permitindo a aplicação individual de uma cor diferente; mas havia ainda o desafio adicional de reproduzir o efeito bokashi que permite criar nuances subtis e em degradé. Para alcançar estas ilusões, o mestre esmaltador da Jaeger-LeCoultre teve de desenvolver a sua própria técnica”, aponta a casa relojoeira.
A simplicidade do mostrador do Reverso Tribute – com os seus indexes aplicados das horas e os seus ponteiros Dauphine – permite destacar a beleza da sua decoração.
Mostrador com padrão guilloché
Inspirado na pintura em miniatura que ornamenta o fundo da caixa, o mostrador apresenta um padrão guilloché ondulado muito original, que evoca os movimentos da água. “Executado à mão com o apoio de um torno centenário para o qual foi criado um came especial para conseguir esse motivo particular, o efeito visual das ondas é ampliado por camadas de esmalte Grand Feu translúcido, num tom suave de verde que corresponde exatamente ao tom de um detalhe da pintura do verso”, aponta a Jaeger-LeCoultre.
Após várias cozeduras para formar as camadas de esmalte, o desafio final foi a aplicação minuciosa dos indexes (que requer a criação de pequenos orifícios na superfície do esmalte) e o decalque da escala de minutos em formato caminho de ferro.
O Reverso Tribute Enamel Hokusai Kirifuri Waterfall da Jaeger-LeCoultre é um relógio que une tradições artísticas do Oriente e Ocidente.
Como acontece com todos os trabalhos de esmalte, o processo de cozedura pode mudar as cores de maneira imprevisível. Portanto, tanto para o verso, como para o mostrador frontal do Reverso Tribute Enamel Hokusai, foram necessárias muitas horas de pesquisa e de testes para que a cor do mostrador resultasse idêntica à da pintura que se encontra no verso: o mesmo aconteceu para que a pintura em si ficasse fiel às cores originais utilizadas por Hokusai.
Além das horas de pesquisa, foram quase cinco as horas de trabalho dedicadas exclusivamente ao trabalho de guilloché, seguidas de oito horas de trabalho para a aplicação de camadas de esmalte verde translúcido.
No final, são necessárias mais de 70 horas de trabalho apenas para pintar a obra-prima representada em miniatura na parte de trás da caixa.
Ficha Técnica
Reverso Tribute Enamel
Caixa: ouro branco
Dimensões: 45,5 mm x 27,4 mm x 9,73 mm
Movimento: Calibre Jaeger-LeCoultre 822, de corda manual
Funções: horas e minutos
Reserva de marcha: 42 horas
Mostrador: guilloché e esmalte Grand Feu
Verso da caixa: pintura em miniatura em esmalte Grand Feu
Estanqueidade: 3 bar
Correia: Preta em pele de aligátor
Referência: Q39334T2- Edição limitada a 10 peças
PVP sob consulta