Em 2021, o grupo Boeira adquiriu uma quinta e adega no Douro, em Alijó, com capacidade de produção de vinho de um milhão de litros que já se refletem nos vinhos que foram lançados este ano no mercado.
Agora, os quatro hectares de olival começam a mostrar a qualidade da produção de azeite, com o lançamento no mercado de um azeite virgem extra com posicionamento premium.
Este azeite virgem extra da Quinta da Boeira, produzido no Vale do Douro, em Alijó, é embalado num pote de barro decorado com réplica de azulejos portugueses do século XIX.
Será comercializado numa edição limitada a 2500 garrafas de 500 ml, com um custo previsto de venda nos mercados entre 25 e 30 euros por unidade. A loja online da Quinta da Boeira tem este azeite disponível.
A Quinta da Boeira tem na produção de Vinhos do Douro e do Porto a sua principal atividade. Mas com este lançamento, a marca aposta na diversificação de produtos.
A tónica de atuação da empresa segue a orientação dos vinhos Quinta da Boeira: “Distinguir o produto pela qualidade e não pela quantidade, procurando atingir consumidores de produtos premium, ao mesmo tempo que valorizamos o terroir e uma região que é património mundial da UNESCO, sem escala produtiva, sendo por isso fundamental acrescentar valor à sua produção”, adianta Albino Jorge, administrador da empresa.
“A Quinta da Boeira, em Alijó, não tem patamares, é toda mecanizada e tem a casta predominantemente touriga nacional. O olival que permite a produção deste azeite único junta todos os condimentos para um produto com caraterísticas ímpares: o terroir, o clima e a localização”, refere ainda Albino Jorge.
Plano de investimento de 40 milhões de euros
A Quinta da Boeira em Alijó e o Boeira Port Club são a parte recente de um plano de investimento de 40 milhões de euros que o grupo tem vindo a fazer desde que adquiriu a Quinta da Boeira em Vila Nova de Gaia, em 1999.
Da produção dos vinhos da Boeira, 90% são para exportação, sendo que Dinamarca, Luxemburgo e Polónia são os principais mercados. A empresa também conta com clientes chineses, americanos, canadienses, ingleses, alemães e franceses, com a Nova Zelândia no horizonte.
O azeite é o novo produto que a marca lança no mercado.
O grupo conta com a Quinta da Boeira localizada em Vila Nova de Gaia, recuperou um palacete que se encontrava em avançado estado de deterioração e transformou-o em escritórios e num restaurante de luxo com capacidade para cerca de 80 pessoas.
Construiu também a maior garrafa do mundo, com 32 metros de comprimento por 10 de diâmetro e abriu um hotel de cinco estrelas, com 119 quartos e cinco suítes, o Boeira Garden Hotel Porto Gaia, Curio Collection by Hilton, explorado pela cadeia Hilton.