Para celebrar e homenagear os 230 anos de história de Sandeman e o 90º aniversário do seu icónico símbolo – The Don –, esta conhecida casa de vinho do Porto anunciou um muito especial “Very Old Tawny Porto”, com mais de 90 anos.
A apresentação deste vinho de posicionamento de luxo (o seu valor ronda os 3100 euros) e numa edição limitada ocorreu esta quarta-feira, em Nova Iorque, com a empresa a destacar o facto deste Sandman Veil ser “uma ilustração da experiência da marca e da qualidade dos seus Tawnies Envelhecidos”.
O enólogo responsável pelos vinhos da Sandeman, Luís Sottomayor, dedicou-se a um projeto minucioso para criar este Very Old Tawny, “inspirado nos seus antecessores, que foram transmitindo de geração em geração a importância e o rigor dos vinhos envelhecidos de qualidade desde meados do século XIX”, refere a empresa.
Luís Sottomayor fala sobre o processo: “Ao longo da nossa busca pelo lote ideal para Sandeman Veil, a nossa equipa teve o enorme privilégio de provar muitos vinhos com grande qualidade e idade. Os vinhos que compuseram o lote final foram selecionados pelas suas características particulares – doçura, acidez e aromas – que são distintas, mas também equilibradas.”
“Veil é um exemplo sublime de um legado construído ao longo de muitos anos”, diz George Sandeman, membro da 7ª geração da família fundadora.
George Sandeman, membro da 7ª geração da família fundadora, acrescenta que “Veil é um exemplo sublime de um legado construído ao longo de muitos anos. É um tributo ao trabalho de enólogos e blenders que nos precederam para alcançar uma combinação única de Tawnies envelhecidos com personalidades diferentes, mas que se complementam.”
Este vinho único é guardado numa garrafa com um design cuidado, numa colaboração entre a Sandeman e a Vista Alegre. A silhueta da garrafa presta homenagem ao The Don, evocando a natureza enigmática e romântica desta misteriosa personagem da Sandeman, num projeto criativo liderado pela Volta Brand Shaping Studio e que envolveu vários outros parceiros como a Aéme (caixa de madeira da garrafa).
Estimulando o sentido de curiosidade, a garrafa encontra-se abrigada numa caixa de pau-ferro que revela lentamente o legado que encerra no interior.