O setor da TI em Portugal inclui um ecossistema robusto de startups e alguns unicórnios de dimensão internacional, avaliados em mais de 33,9 mM€. Entre eles estão a Farfetch, Talkdesk, Outsystems, Sword Health, Feedzai e Remote.
Estas são as conclusões de um estudo elaborado pela IDC Portugal, com a colaboração da AICEP e da Portugal Digital, que reforça a importância das TI no tecido empresarial português e internacional, potenciando a sua competitividade e transformação digital.
Nesta análise, fica patente que as Tecnologias da Informação reforçaram a sua importância na economia nacional entre 2015 e 2020. O seu peso no PIB aumentou 0,8%.
Também ao nível de exportações, os Serviços de TI tiveram um crescimento elevado, de 21% ao ano.
Peso do setor TIC
Noutro documento, a AICEP analisa a preponderância do setor das TIC em Portugal, ou seja, das Tecnologias de Informação e Comunicação.
Por seu lado, no setor TIC, o emprego e as receitas cresceram 10%. O número de empresas aumentou 6%.
“Um setor maduro, dinâmico, resiliente e exportador, composto por cerca de 24 mil empresas que empregam mais de 147 mil colaboradores qualificados, correspondente a 3,6% do emprego em Portugal, responsáveis por receitas superiores a 21.101 milhões de euros, equivalente a 5,4% do total do volume de negócios das empresas portuguesas”, refere a AICEP.