A EA Sports divulgou o trailer de anúncio do FC 24, o primeiro videojogo de futebol da editora, depois de não ter chegado a um novo acordo de licenciamento com a FIFA, o organismo que rege o futebol mundial, no ano passado – pondo fim à extremamente popular série de videojogos de futebol com a marca FIFA.
A mudança de marca para EA Sports FC foi anunciada em maio passado, quando a FIFA e a EA Sports não chegaram a um acordo de licenciamento, o que marcou o fim da parceria de quase 30 anos entre as duas organizações.
Numa declaração aos fãs no ano passado, a EA Sports afirmou que o seu videojogo de futebol continuaria a ser o mesmo após o rebranding – uma afirmação apoiada pelos mais de 300 acordos de licenciamento da marca com clubes e ligas internacionais.
Durante as controversas negociações, a FIFA pediu pelo menos o dobro dos 150 milhões de dólares anuais que receberia da EA Sports, segundo o New York Times.
O trailer, narrado pelo ator britânico Daniel Kaluuya, apresentava imagens pré-renderizadas de estrelas do futebol masculino e feminino do passado e do presente a interagir entre si nos balneários e num túnel.
O trailer termina com uma nota de que um trailer completo do jogo será lançado na quinta-feira.
Dois anos de negociações
Foram necessários pelo menos dois anos de negociações para renovar o contrato que permitia à EA Sports utilizar o nome da FIFA no seu jogo de futebol anual.
A EA Sports era o maior parceiro comercial da FIFA antes da separação. Eric Escaravage, porta-voz da EA, disse à Forbes no ano passado que a decisão de se separar da FIFA foi “amigável” e que o fabricante de jogos estava grato à FIFA pelos anos de parceria.
Mais de 20 mil milhões de dólares. Este é o valor das vendas dos videojogos da FIFA nos últimos 20 anos, segundo o Times.
O último jogo do franchise, FIFA 23, é um dos jogos mais vendidos da série. Desde o início do ano até ao final de maio, o FIFA 23 foi o oitavo jogo mais vendido no mundo, batendo outros videojogos desportivos como o Madden NFL 23 e o NBA 2K23, segundo a Circana.
E daqui em diante?
Resta saber se e como é que a mudança de marca de FIFA para FC terá impacto nas vendas da EA Sports. Se as coisas se mantiverem praticamente inalteradas, o FC continuará provavelmente a manter a tendência da EA para publicar e desenvolver um dos franchises de videojogos mais vendidos de todos os tempos.
* Antonio Pequeño IV/Forbes Internacional