E se a depressão, a ansiedade, a diabetes tipo 2, a demência, o cancro e muitos outros problemas de saúde tiverem a mesma causa? A especialista Casey Means entende que existe uma causa em comum, tendo escrito uma obra, “Boa Energia”, trazida agora para Portugal pela “Ideias de ler”, na qual explica esse mecanismo e aponta para as formas das pessoas poderem melhorar a sua energia, otimizarem a saúde metabólica e prevenirem doenças ao adotar pequenas mudanças no dia a dia. “Pequenas ações podem levar a uma transformação significativa no bem-estar físico e mental, independentemente da idade”, é a tese defendida.
Prevenir e, em muitos casos, reverter as principais doenças que roubam anos de vida depende de cada um e é mais simples do que se pensa, reforça a autora. O segredo – de acordo com Casey Means, médica – está na função metabólica e no tipo de energia que geramos no nosso organismo.
Em “Boa Energia”, que ganhou tradução agora para português, Casey Means (que escreveu o livro com o seu irmão, Calley Means) aborda o que é preciso para cada pessoa monitorizar (ela própria) e melhorar a sua saúde metabólica, explorando a ciência por detrás de biomarcadores, exercícios, sono e alimentação – “ferramentas simples que qualquer pessoa pode utilizar para monitorizar e melhorar a sua saúde”.
Boa Energia é uma espécie de apelo à ação, defendendo que a prevenção de doenças graves está ao alcance de todos.
O propósito da obra, de 448 páginas (PVP de 19,99€), “é desvendar um caminho para uma vida com mais vitalidade e longevidade, quebrando mitos e oferecendo soluções acessíveis para melhorar a saúde de forma sustentável”.
Quem são os autores
Casey Means é cofundadora da empresa de tecnologia de saúde Levels que se licenciou na Universidade de Stanford e mais tarde fez parte do corpo docente da instituição. Especializou-se em Cirurgia da Cabeça e do Pescoço, na Oregon Health and Science University, e mais tarde acabou por deixar a medicina tradicional “para enfrentar a causa por detrás das principais doenças nos Estados Unidos”. Por seu lado, Calley Means é irmão de Casey, cofundador da TrueMed e defensor da necessidade de mudar os incentivos das políticas de saúde. É licenciado por Stanford e pela Harvard Business School.