Começou como um rumor, mas a notícia foi ganhando força ao longo do dia. Agora é oficial: no final da temporada de 2024, Lewis Hamilton troca a Mercedes pela Ferrari.
A Mercedes, em comunicado, foi a primeira equipa a confirmar a decisão do piloto. “A Mercedes-AMG PETRONAS F1 Team e Lewis Hamilton vão separar-se no final da época de 2024. O Lewis ativou uma opção de desvinculação no contrato anunciado em agosto passado e esta época será, portanto, a sua última ao serviço da Silver Arrows”, lê-se.
O primeiro a reagir, no mesmo comunicado, foi Toto Wolff, chefe de equipa e CEO da Mercedes: “Em termos de uma dupla equipa-piloto, a nossa relação com o Lewis tornou-se a mais bem sucedida que o desporto já viu, e isso é algo que podemos olhar para trás com orgulho; o Lewis será sempre uma parte importante da história do desporto automóvel da Mercedes. No entanto, sabíamos que a nossa parceria chegaria a um fim natural a dada altura, e esse dia chegou agora. Aceitamos a decisão do Lewis de procurar um novo desafio, e as nossas oportunidades para o futuro são entusiasmantes de contemplar. Mas, por agora, ainda temos uma época pela frente e estamos concentrados em continuar a correr para proporcionar um 2024 forte”.
Lewis Hamilton acrescentou: “Tive 11 anos fantásticos com esta equipa e estou muito orgulhoso do que alcançámos juntos. A Mercedes faz parte da minha vida desde os meus 13 anos. É um sítio onde cresci, por isso tomar a decisão de sair foi uma das mais difíceis que alguma vez tive de tomar. Mas chegou o momento certo para dar este passo e estou entusiasmado por estar a enfrentar um novo desafio. Ficarei eternamente grato pelo incrível apoio da minha família Mercedes, especialmente do Toto, pela sua amizade e liderança, e quero terminar em grande. Estou 100% empenhado em apresentar o melhor desempenho possível esta época e em fazer do meu último ano com a equipa um ano inesquecível”.
Em seguida a Ferrari confirmou que o piloto britânico se juntará à equipa em 2025 e Carlos Sainz, o piloto que perde o lugar na equipa italiana, anunciou a sua saída. Hamilton vai ser colega de equipa de Charles Leclerc e vai voltar a trabalhar com Frédéric Vasseur naquela que é a equipa mais valiosa da categoria-rainha, segundo dados da Forbes, e uma das mais históricas.