Os dois juntaram saberes e paixões para criar vinhos que traduzem a essência do Douro Superior. Um projeto assente em três pilares fundamentais: tradição, inovação e sustentabilidade.
As vinhas estão localizadas numa das regiões vitivinícolas mais antigas e icónicas do mundo, o Douro, região de terroir excecional, com vinhas erguidas em socalcos entre os 150 e os 500 metros de altitude, onde existem castas apenas autóctones.
Para além de berço de vinhos únicos, as vinhas da Duorum integram áreas protegidas como a Rede Europeia de Conservação da Natureza (Rede Natura 2000), a Zona de Proteção Especial para Aves do Douro Internacional e Vale do Águeda e o Sítio de Importância Comunitária do Douro Internacional. Um projeto assente no respeito pela natureza, sendo também exemplo disso a adesão (pioneira na região) à Iniciativa Europeia Business & Biodiversity e as monitorizações anuais que comprovam o impacto positivo das suas práticas ambientais. Segundo o relatório da Sinergiea de 2023, este “foi o ano com maior número de espécies detetadas em amostragens sistemáticas”.
Promotora do desenvolvimento rural na região de Foz Côa, a empresa registou um crescimento de 20% de faturação em 2023. Com presença em 28 mercados, as exportações representam 30% das vendas. Uma aposta além-fronteiras, que reflete uma visão global sem comprometer as suas raízes.
Distinguido por três anos consecutivos com o Prémio Uva de Ouro, o vinho Duorum Colheita tinto é um dos ícones que ganham vida nas vinhas da Duorum. A sua acidez equilibrada e o final longo e elegante fazem deste vinho a perfeita harmonia das castas touriga-franca, touriga-nacional e sousão, e o pairing perfeito para pratos de carne vermelha, aves e queijos.
Já o vinho Duorum Colheita branco apresenta um aroma intenso dominado pela fruta, possui uma acidez facilmente percetível, envolvida no seu volume e corpo. Um blend das castas gouveio, arinto e rabigato, que combina com pratos de peixe, carnes brancas e queijos de pasta mole.
Hoje, a Duorum é liderada pela dupla de enólogos João Perry Vidal (que acompanha o projeto desde o seu início) e João Maria Portugal Ramos (no grupo desde 2014), sob o olhar atento de João Portugal Ramos. O que os move? Ser referência de vinhos do Douro a nível nacional e internacional, oferecendo ao consumidor vinhos inovadores e de alta qualidade, através de um projeto totalmente assente na biodiversidade e no desenvolvimento rural e ambiental sustentável.