No seguimento das mexidas nas tabelas de retenção na fonte previstas para este novo ano, o Doutor Finanças, empresa da área das finanças pessoais e familiares, lançou o Simulador de Salário Líquido de 2024 e o Simulador de Pensão Líquida de 2024, ferramentas que considera “essenciais para todos os que querem ficar a saber como irão evoluir os seus rendimentos este ano”.
Em comunicado, a empresa explica que “com a atualização e consequente publicação das tabelas de retenção na fonte, há diversas alterações que vão influenciar os rendimentos a partir de janeiro. Com o Simulador de Salário Líquido e o Simulador de Pensão Líquida vai ser possível perceber quanto vamos receber em 2024”.
O Chief Academic Officer do Doutor Finanças, Sérgio Cardoso, realça que “como habitual, o início do ano traz atualização das tabelas de retenção na fonte, o que tem impacto direto nos rendimentos dos portugueses. O Simulador de Salário Líquido 2024 e o Simulador de Pensão Líquida já refletem as novas tabelas e permitem que cada um de nós saiba exatamente qual será o seu rendimento líquido”.
No mesmo comunicado, o Doutor Finanças destaca que “o aumento do salário mínimo e das pensões, e a atualização dos escalões de IRS são algumas das medidas que vão ter impacto nos rendimentos dos portugueses. Além das atualizações dos escalões, os reformados contam ainda com um aumento das pensões, entre 5% e 6%”.
Com base nalgumas simulações, o Doutor Finanças conclui que “os contribuintes vão sentir aumentos dos seus rendimentos líquidos a partir de janeiro, independentemente de verem aumentado o seu rendimento bruto”.
Os especialistas da empresa alertam que este aumento mensal do rendimento líquido vai ter efeito em 2025, já que, “os contribuintes estão a descontar menos mensalmente, quando entregarem a sua declaração de IRS em 2025 (referente aos rendimentos de 2024), as pessoas que costumam receber reembolso de IRS vão receber menos do que o habitual”, pode ler-se no mesmo comunicado.