Chama-se Fefé e foi inspirado no caniche de Domenico Dolce, um dos estilistas da emblemática dupla de criadores. O novo perfume Dolce & Gabbana destina-se aos nossos amigos de quatro patas, uma fragrância sem álcool, já está a venda no site da marca italiana no Reino Unido por 86 libras (cerca de 100 euros).
O site anuncia que o perfume inspirado no amor incondicional de Domenico Dolce pelo seu fiel cão Fefé, combina notas frescas e delicadas de ylang ylang, almíscar e sândalo. “É uma fragrância terna e envolvente criada para uma rotina de beleza divertida”, pode ler-se no site. A fragância pode ser aplicada diretamente no corpo do cão, evitando a zona do nariz, ou pulverizado nas mãos do dono do animal e depois escovado ou esfregado no pelo do cão. Os criadores do produto afirmaram que este foi certificado como adequado para uso animal pelo programa Safe Pet Cosmetics.
O setor dos animais de estimação cresce aceleradamente e estima-se que o valor do mercado global atingisse os 207 milhões de euros em 2023.
No entanto, a polémica já se instalou: algumas organizações de bem-estar animal vieram alertar que a fragância poderá interferir no olfato do animal. A britânica RSPCA, a maior organização de resgate e proteção de animais no Reino Unido, alertou contra a antropomorfização dos cães, ao querer atribuir-lhe características humanas, avisando que os cães utilizam o olfato para interagir com o meio ambiente e devem, por isso ser evitados produtos com cheiros fortes, como perfumes ou sprays.
Mercado para animais cresce no mundo
Este lançamento vem na sequência de muitos outros destinados ao mercado de animais de estimação, que está em pleno crescimento. O setor cresce aceleradamente e estima-se que o valor do mercado global fosse de 207 milhões de euros em 2023. A partir de 2020, a posse de animais de estimação aumentou consideravelmente, atingindo até os 50% de crescimento em mercado como o Reino Unido, a Alemanha e a França. Estima-se ainda que cresça até perto dos 500 milhões de euros até 2030. Lançamentos como a Bark Air, a nova companhia de aviação destinada a cães é disso um exemplo.
No mercado nacional também se assiste a este crescimento. Segundo a agência Lusa, o mercado de seguros para animais está a crescer rapidamente em Portugal, com algumas seguradoras a registarem crescimentos de 50% no volume de apólices, estando a apostar neste segmento. A Fidelidade, Generali Tranquilidade, Mapfre e Ageas são algumas das seguradoras com oferta de seguros para animais em Portugal e dão conta de taxas de crescimento rápidas.